Início » Tênis » Sorana Cirstea: conheça a tenista romena e as conquistas na carreira

Sorana Cirstea: conheça a tenista romena e as conquistas na carreira

Publicado em:

Última atualização:

A Romênia já teve uma tenista número 1 no ranking WTA. Em 2017, Simona Halep se tornou a melhor jogadora do mundo e a primeira romena a ocupar a posição.

Com o fim do reinado de Halep, quem assumiu o posto de representante do país na modalidade é Sorana Cirstea. A atleta de 34 anos coleciona inúmeras participações nos quatro Grand Slam, além de vitórias contra Aryna Sabalenka, Bia Haddad e Venus Williams.

Em 2008 e 2012, representou a Romênia na Olimpíada, mas parou na primeira rodada em ambas as edições.

Trajetória de Sorana Cirstea no tênis

De Bucareste para os principais torneios de tênis do mundo. Sorana começou a praticar o esporte aos 4 anos por influência da mãe, Liliana. Apaixonada pela modalidade, a jovem passou a focar nos treinos para ganhar experiência. Então, decidiu se profissionalizar para entrar em competições nacionais e internacionais.

Com a raquete na mão, a romena estreou no Circuito ITF em 2004. Em WTA, estreou em 2006, na etapa de Estocolmo, na Suécia, enquanto, em Grand Slam, entrou em quadra pela primeira vez em 2008.

Passou a ser incluída no ranking WTA em 2004, na 893ª posição. Seu melhor resultado, inclusive, foi em agosto de 2013, com o 21º lugar.

Seu estilo de jogo é agressivo, não tem uma superfície preferida e a sua tacada favorita é o forehand, quando o atleta golpeia a bola com a raquete e mantém a palma da mão virada para frente. É similar a um golpe com a palma da mão.

De acordo com o site oficial da WTA, a tenista fala romeno, inglês, espanhol e francês. Ela admira Steffi Graf, adora fazer compras, assistir a filmes, ler e fazer palavras-cruzadas. Sorana Cirstea se descreve como ambiciosa, teimosa e feliz.

Estatísticas da romena

Sorana Cirstea é a atual número 37 do mundo. Coleciona dois títulos no simples feminino, além de 554 vitórias e 433 derrotas na carreira. O bom desempenho e as vitórias são importantes não apenas para levantar troféus, mas também para obter uma melhor posição no ranking da WTA e, consequentemente, garantir vantagens em sorteios de torneios.

A romena tem dois títulos no simples, sendo o WTA de Tashkent em 2008 e o WTA de İstanbul em 2021. Além disso, ela também já venceu Beatriz Haddad, Aryna Sabalenka, Jessica Pegula, Maria Sakkari e Naomi Osaka.

A estreia de Sorana em Grand Slam foi em 2008, no Australian Open. Desde então, é presença confirmada entre os quatro campeonatos da temporada do tênis. A romena, entretanto, nunca passou das quartas de final em nenhum deles.

Em sua carreira, participou das finais de WTA Budapest 200; Rogers Cup de 2013; Open de Tashkent 2019; e o WTA de Strasbourg 2021.

De acordo com as estatísticas da Federação Internacional de Tênis, Sorana vai melhor no saibro. Depois, tem bons resultados em outras superfícies, seguido do piso duro e a grama.

Dados de Sorana Cirstea:

  • 37º lugar no ranking WTA – 1.555 pontos;
  • 554 vitórias;
  • 433 derrotas;
  • 2 títulos;
  • Premiação total em competições: $9,720,952
  • Posição mais alta no ranking: 21º;
  • Melhor resultado do Australian Open: oitavas de final;
  • Melhor campanha de Roland Garros: quartas de final;
  • Melhor campanha de Wimbledon: terceira rodada;
  • Melhor resultado no US Open: quartas de final.