Os Jogos Olímpicos de 2024 mal chegaram à metade, mas já estão deixando saudades. Ao todo, mais de 200 países enviaram milhares de atletas para disputar medalhas em 45 esportes diferentes. Para quem não sabe quais são as modalidades novas da Olimpíada de 2024, a resposta é simples: apenas uma, o breaking.
É exatamente isso: em relação aos Jogos de Tóquio, apenas um esporte foi incluído no programa olímpico, o breaking. No entanto, outras modalidades como a canoagem slalom, a vela e a marcha atlética ganharam novas provas, assim como outros esportes ganharam novas regras.
A seguir, então, entenda as novidades dos Jogos de Paris.
O breaking é a única modalidade nova da Olimpíada de 2024
O Comitê Olímpico Internacional aprovou a inclusão do breaking no programa das olimpíadas após a popularização da modalidade. Mas, na verdade, o esporte não é bem uma novidade no universo olímpico. Ele estreou em 2018, durante os Jogos Olímpicos da Juventude.
Nascido em meio ao contexto da cultura negra, e popular nos Estados Unidos dos anos 1970, o breaking é uma forma de dança que une movimentos acrobáticos a passos estilizados. Dois dançarinos, aqui chamados de B-Boys e B-girls, se enfrentam em batalhas ditadas pela música tocada por um DJ. Tudo isso é acompanhado por um MC – ou mestre de cerimônias.
Em Paris, a competição de breaking se divide em dois eventos: masculino e feminino. Ao todo, 16 B-boys e 16 B-girls se enfrentarão em batalhas solo. As provas de Breaking feminino acontecem no dia 9 de agosto, enquanto as masculinas serão no dia 10.
As novas provas olímpicas
O breaking pode ser a única modalidade nova na Olimpíada de 2024, no entanto, outras modalidades ganham novas provas nesta edição do evento: a canoagem Slalom, a vela, a marcha atlética e a escalada esportiva. Veja, a seguir, as novidades de cada uma.
Canoagem slalom
Em Paris, a modalidade ganha um novo evento, o caiaque cross, também chamado de caiaque extremo. Quatro atletas competem ao mesmo tempo, partindo juntos de uma rampa e, em seguida, percorrendo um trajeto de, no máximo, seis portões a favor da correnteza ou jusantes, e outros dois contra a correnteza, ou montantes. Antes do fim do percurso, os atletas ainda são obrigados a fazer o chamado caiaque roll, que é dar uma volta completa em torno do eixo do caiaque, com a imersão da cabeça na água.
Marcha atlética
A partir dos Jogos de Paris, a marcha atlética terá uma nova prova: o revezamento misto por equipes. A categoria conta com 25 equipes formadas por um homem e uma mulher. De forma alternada, eles devem completar uma distância de 42,195 km (o mesmo da maratona) dividida em quatro etapas de aproximadamente 10 km cada.
Vela
Um dos mais tradicionais esportes olímpicos ganha várias provas novas em Paris. São duas embarcações mistas, além de outras quatro para cada gênero. São elas: kite masculino e feminino – Classe Formula Kite; windsurfe masculino e feminino – iQFOiL; Dinghy misto – 470 e multicasco misto – Nacra 17.
Escalada esportiva
Em Paris, a escalada agora tem duas provas a mais, tanto no masculino quanto no feminino. Em Tóquio, cada gênero tinha apenas uma prova, que combinava bouder, lead e velocidade. Agora, ela se divide em duas: combinado bouder-lead e escalada de velocidade, com disputas para homens e para mulheres.
Outras novidades dos Jogos de Paris
O pentatlo chega aos Jogos Olímpicos de 2024 com um novo formato. Agora, ele acontece em apenas um local, com as semifinais e finais disputadas em 90 minutos. Assim, a divisão das disciplinas segue a seguinte ordem:
- 35 minutos de hipismo
- 5 minutos de intervalo
- 20 minutos de esgrima (espada) – rodada bônus
- 10 minutos de intervalo
- 15 minutos de natação (200 m livre)
- 15 minutos de intervalo
- 20 minutos de evento combinado (corrida e tiro a laser – laser run)
O nado artístico vem com uma importante mudança na Olimpíada de Paris: pela primeira vez, os homens poderão participar da disputa por equipes. A presença masculina não é obrigatória, mas a delegação que optar por ela pode montar uma equipe com no máximo dois homens dentre os oito atletas que compõem o time.
Todos os jogos e eventos dos Jogos Olímpicos de 2024 são transmitidos ao vivo diretamente pelo próprio site do evento, o Olympics.com. Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV também transmite as partidas. Por fim, os jogos e competições ainda podem ser acompanhados online por meio da CazéTV.