Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Descubra como está sendo o torneio de vela na Olimpíada

Descubra como está sendo o torneio de vela na Olimpíada

Publicado em:

Última atualização:

A vela nas Olimpíadas é, historicamente, uma competição em que o Brasil sempre tem ótimo desempenho. Para se ter uma ideia, nomes como Robert Scheidt e Torben Grael são dois dos maiores medalhistas olímpicos do país. Isso faz com que os nossos representantes sempre tenham certa pressão para performar bem em qualquer uma das edições dos Jogos. No entanto, esse ano há uma séria possibilidade de o país terminar sem conquistas nas categorias do evento.

Mas afinal, quem são os representantes brasileiros? E como eles estão se desempenhando agora? Caso você queira descobrir as respostas, leia o texto abaixo.

As classes da vela na Olimpíada

Primeiramente, é preciso apontar que existem diversas categorias dentro da vela na Olimpíada. Nesta edição dos Jogos, isso não é exceção, o torneio conta com dez classes ao todo. São elas:

  • Laser;
  • Laser Radial;
  • 49er
  • 49er FX;
  • Formula Kite masculino;
  • Formula Kite feminino;
  • iQFoil masculino;
  • IQFoil feminino
  • Nacra 17;
  • 470.

No caso, a 49er FX e Laser Radial são exclusivamente femininas, já a 49er e a Laser são apenas masculinas. Além disso, as classes Nacra 17 e 470 são para classes mistas, com a 470 sendo um novo evento esse ano.

Quais são os representantes brasileiros no torneio?

Os representantes do Brasil nas competições de vela esse ano foram: Martine Grael, Kahena Kunze, Bruno Lobo, Matheus Isaac, Marco Grael, Gabriel Simões, Gabriella Kid, Bruno Fontes, Henrique Haddad, Isabel Swam, João Siemsen e Marina Arndt. No torneio, as únicas classes que não contarão com nossos atletas são a Formula Kite e o IQFoil (Windsurf) feminino.

Além disso, dentre esses nomes, Martine e Kahena eram as que tinham mais chances de pódio. Ambas são bicampeãs no 49er FX (skiff feminino) e, inclusive, foram prata em evento-teste em 2023 na cidade de Marselha. Todavia, tiveram seus sonhos de pódio postergados ao ficarem em oitavo na classificação geral, além de encerrarem a parceria bem-sucedida.

Também vale destacar que Marco e Gabriel já participaram nos Jogos. A dupla encerrou nas últimas posições do evento.

Quais são as datas dos torneios?

De acordo com o calendário do site olímpico, os eventos com vela serão feitos até o dia 8 de agosto. Já os eventos de skiff, tanto masculino quanto feminino, acabaram dia 1 desse mês.

Infelizmente, dessa forma, é bem provável que os brasileiros saiam sem uma medalha desta competição. Sem Grael e Kunze no pódio, o cenário se torna bem difícil.

Quantas medalhas o Brasil possui na vela?

Até a última Olimpíada, em Tóquio, o Brasil acumulou 19. Sete delas são de ouro, três são de prata e oito são de bronze. Esse número, aliás, torna a modalidade a segunda com mais medalhas do país, atrás do judô, e a primeira com mais outros.

Vale também ressaltar que Robert Scheidt e Torben Grael foram responsáveis por dez dessas conquistas.

Onde assistir vela na Olimpíada?

Para você que tem interesse em assistir vela na Olimpíada ou outra modalidade, confira as plataformas que transmitem o evento: canais da Rede Globo, CazéTV e o site Olympics.com.