Início » Tênis » Daria Kasatkina: conheça a trajetória, estatísticas e os títulos da tenista russa número 12 no mundo

Daria Kasatkina: conheça a trajetória, estatísticas e os títulos da tenista russa número 12 no mundo

Publicado em:

Última atualização:

A estrela russa Daria Kasatkina já foi classificada como número 8 no mundo na categoria simples e hoje é um dos maiores nomes da modalidade. Neste conteúdo, você conhecerá a trajetória da tenista desde seus tempos como atleta júnior até as grandes finais de Grand Slam da carreira. Acompanhe a leitura!

Trajetória profissional

Kasatkina iniciou sua história no tênis aos seis anos por intermédio de seu irmão Alexsandr, que faz parte da sua equipe de treinamento.

A russa vem de uma família de esportistas, isto é, sua mãe é nacionalmente reconhecida no atletismo e seu pai em hóquei no gelo.

Ademais, Kasatkina se destacou na modalidade como júnior, quando aos 17 anos embolsou seu primeiro título de simples feminino do Roland Garros em 2014. Assim, se consagrou a primeira russa a conquistar essa vitória desde 1998. Ainda como júnior, Kasatkina foi classificada como número 3 no ranking global (simples).

Daria conquistou sua primeira vitória sobre uma oponente do TOP 10 aos 18 anos, contra Venus Williams em Auckland 2016. Ainda, alcançou o TOP 25 antes mesmo do final da temporada. Por fim, aos 21 anos, já estava entre as principais jogadoras do mundo. 

Títulos

Até o momento, Kasatkina já acumulou sete títulos de simples da WTA e um título de duplas em sua carreira. Além disso, a russa conquistou seu primeiro título em Charleston 2017 e o segundo em Moscou 2018.

Após um período sem grandes conquistas, em 2021 Daria faturou dois títulos da WTA nos primeiros meses da temporada. Isto é, o Phillip Island Trophy em Melbourne e o St. Petersburg Open na Rússia. 

Em 2022, chegou às semifinais do WTA 1000 Italian Open e depois venceu o Mubadala Silicon Valley Classic na segunda metade do ano.

Em 28 de agosto de 2022, Kasatkina conquistou seu segundo título da temporada ao vencer o evento WTA 250 em Granby, Canadá. Na ocasião, a russa derrotou sua xará, a australiana Daria Saville, na partida de final.

Em 2023, Daria iniciou a temporada em torneios como o Adelaide International 1 e 2, Austrália Open, Abu Dhabi Open, Indian Wells e Miami. No entanto, não houve grandes resultados para a russa. 

Apesar disso, ela fez uma boa campanha no WTA de Berlim, onde chegou até a final contra Madison Keys, mas foi vencida pela americana.

Momento atual

Kasatkina iniciou a temporada de 2024 no torneio Brisbane International. Inclusive, ela chegou às quartas de final. Contudo, acabou perdendo para a cabeça de chave número um e atual número 3 no mundo, Aryna Sabalenka, em sets diretos.

Depois disso, partiu para o Australian Open, no qual, como cabeça-de-chave número 14, venceu Peyton Stearns na primeira rodada em jogo de três sets. Infelizmente, Daria perdeu para Sloane Stephens novamente em jogo de três sets.

No Oriente Médio, Kasatkina fez uma excelente campanha e chegou até a final no Abu Dhabi Open. Inclusive, bateu a cabeça-de-chave número 6, a brasileira Beatriz Haddad Maia, na semifinal em partida de três sets. 

No entanto, perdeu a final para a cabeça de chave número 1, Elena Rybakina, em sets diretos, e ficou com o vice-campeonato.

No giro americano, chegou às oitavas de final em Indian Wells e não passou da terceira rodada do Miami Open.

Em abril de 2024, Kasatkina chegou à final do Charleston Open, um torneio WTA 500. Entretanto, ela perdeu a partida pelo título por 6-2, 6-1 para Danielle Collins e novamente se contentou com o vice.

Já no Aberto de Madri, Kasatkina chegou às oitavas de final, mas perdeu para Yulia Putintseva em jogo de três sets. No Aberto de Roma, ela venceu seu jogo de estreia contra Tatjana Maria em sets diretos, contudo, na rodada seguinte, perdeu para Naomi Osaka da mesma forma.

Primeiro título da temporada

Em sequência, Kasatkina embolsou seu primeiro título da temporada no Eastbourne International em junho deste ano. Na ocasião, Daria venceu Leylah Fernandez por 6-3, 6-4 na final.

Daria Kasatkina, a atual número 12 do mundo, participou de Wimbledon pouco depois, com vitórias sobre Shuai Zhang e Yuriko Miyazaki. Na segunda rodada, derrotou Miyazaki por 6-0, 6-0.

Contudo, a campeã em Eastbourne 2024 foi derrotada em uma disputa de 7-6(6), 4-6, 6-4 pela espanhola Jade Badosa na terceira rodada do torneio.

Daria Kasatkina tem Grand Slam? 

Não, Daria ainda não conquistou um título de Grand Slam. 

Até o momento, os melhores resultados de Grand Slam de Daria Kasatkina foram as semifinais do Aberto da França de 2022 e as quartas de final de Wimbledon em 2018. 

Além disso, ela alcançou a quarta rodada do US Open em 2017 e 2023, bem como a terceira rodada do Aberto da Austrália em 2016 e 2022.

Nas categorias de duplas do Grand Slam, ela chegou até a terceira rodada de Wimbledon em 2016, do US Open em 2017 e do Aberto da França em 2019. No Aberto da Austrália, seu melhor resultado foi chegar à segunda rodada em 2016.