Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Passo a passo: confira como foi a carreira de Macris Carneiro até o momento

Passo a passo: confira como foi a carreira de Macris Carneiro até o momento

Publicado em:

Última atualização:

A levantadora Macris Carneiro é um dos nomes mais sólidos não só da atualidade, bem como da história do vôlei. A jogadora é um dos destaques das últimas campanhas da Seleção Brasileira e está nas Olimpíadas 2024 com objetivo de voltar ao Brasil com a medalha de ouro. Aliás, essa é a medalha que falta na coleção dela e seria também a mais valiosa da carreira. Mas, antes disso, que tal dar uma conferida na trajetória de Macris até o momento? Vem com a gente!

Carreira de Macris Carneiro

Nascida em 03 de março, Macris Fernanda Silva Carneiro é uma levantadora que defende o Turk Hava Yolarri, time de vôlei da Túrquia. Ainda criança, Macris se interessou pelo esporte depois de assistir um treino da irmã. Após isso, se matriculou em uma escolinha em São Caetano do Sul, tendo logo sido integrada à base do São Caetano. Por lá, venceu os títulos do Torneio Início e do Campeonato Paulista em 2005, além da Copa Piratinga também na categoria infanto-juvenil.

Em 2006, Macris Carneiro foi convocada por Almyr Ferreira para Seleção Paulista. Na ocasião, ela disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções, tendo ficado com o bronze. Posteriormente, após 2007, ela já fazia parte do elenco adulto, período em que já disputou os Jogos Regionais de 2008, o qual terminou com título. Depois, disputou o Campeonato Paulista de 2008, ficando com o bronze. Na sequência, se transferiu para o São Bernardo, disputando o Campeonato Paulista, os Jogos Abertos do Interior e a Superliga Brasileira de 2010.

Pinheiros e Minas

Após ótimos desempenhos com o São Bernardo, Macris Carneiro foi para o E. C. Pinheiros para disputar a temporada 2012-13. Logo em seu primeiro ano, a equipe foi quarta colocada no Campeonato Paulista, bem como vice da Copa São Paulo e sexta na Superliga Brasileira A. Para Macris, especificamente, as disputas renderam o prêmio de Melhor Levantadora, algo que repetiria no campeonato seguinte. Posteriormente, em 2015, foi contratada pelo Terracap/Brasília Vôlei e manteve o nível em equipe e individualmente, tendo levado a mesma honraria pela quarta vez àquela altura.

Mais tarde, Macris Carneiro jogou pelo Minas Tênis Clube, na época Camponesa/Minas, e logo na temporada 2017-18 conquistou resultados importantes. Por exemplo, foi prata na Supercopa Brasil de 2017 e venceu o título do Campeonato Mineiro. Posteriormente, foi campeã do Campeonato Sul-Americano de Clubes de 2018 e eleita a Melhor Levantadora da competição, solidificando ainda mais sua reputação dentro do vôlei. No ano seguinte, repetiu o feito de vencer o Mineiro outra vez. Em 2022, então, quando a atleta saiu da equipe, o Minas tinha somado mais 13 troféus em sua galeria.

Carreira internacional

Depois de um período vitorioso e de destaque no Brasil, Macris Carneiro seguiu para a Turquia. Por lá, defendeu o Fenerbahçe, time tradicional em vários esportes, incluindo futebol, basquete e, é claro, vôlei. Apesar de ter tido um começo ruim na equipe, ela se sagrou campeã do Campeonato Turco, sendo eleita a Melhor Levantadora da competição. Na sequência, o Turk Hava Yolları SK (THY SK), time que já tinha o técnico brasileiro Zé Roberto, anunciou a contratação de Macris.

Seleção Brasileira

A primeira ida de Macris Carneiro à Seleção Brasileira foi em 2015, justamente por Zé Roberto. Logo de cara, ela competiu não só no Grand Prix, bem como nos Jogos Pan-Americanos de 2015, sendo medalha de prata em Toronto. Em 2017, ela voltou ao Time Brasil de vôlei e, junto com suas companheiras, venceu o Grand Prix que, na época, seria a última edição com o nome antigo, pois passaria a se chamar Liga das Nações. Ela conquistou ainda Campeonato Sul-Americano. Em 2019, Macris foi prata na Liga das Nações, bem como a Melhor Levantadora do torneio, terminando o ano com o título do Campeonato Sul-Americano. Mais tarde, já em 2022, seria prata na maior competição de vôlei de seleções.

Conquistas de Macris Carneiro

AnoTítuloMedalha
2006Campeonato Brasileiro de Seleções (Juvenil)Bronze
2007Campeonato Brasileiro de Seleções (Juvenil)Ouro
2008Jogos Regionais de São Caetano do SulOuro
2008Jogos Abertos de PiracicabaPrata
2008Campeonato PaulistaBronze
2010Jogos Abertos do Interior (Santos)Prata
2012Copa São PauloPrata
2012Campeonato PaulistaQuarto lugar
2013Copa São PauloPrata
2014Copa Brasil (Maringá)Sexto lugar
2014Copa São PauloOuro
2015Copa Brasil (Cuiabá)Ouro
2017Supercopa BrasilPrata
2017Campeonato MineiroOuro
2018Campeonato Sul-Americano de ClubesOuro
2018Campeonato MineiroOuro
2018Campeonato Mundial de ClubesPrata
2019Copa Brasil (Gramado)Ouro
2019Campeonato Sul-Americano de ClubesOuro
2019Superliga BrasileiraOuro
2022Campeonato TurcoOuro

Olimpíadas 2024

Macris Carneiro está na disputa dos Jogos Olímpicos de 2024. Presente no Grupo B, o Brasil venceu o Quênia por 3 sets a zero no último dia 29 de julho. Agora, enfrenta o Japão no dia 1º de agosto, às 8h da manhã (horário de Brasília). Posteriormente, enfrenta a Polônia no dia 04 de agosto, às 16h, e finaliza a participação na fase de grupos.