Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » A carreira de Ana Carolina Azevedo e o que esperar da atleta para a Olimpíada 2024

A carreira de Ana Carolina Azevedo e o que esperar da atleta para a Olimpíada 2024

Publicado em:

Última atualização:

Ana Carolina Azevedo é uma velocista brasileira que participou de três provas nos Jogos de Paris. Em 2024, ela participou dos 100 e 200 metros rasos. No entanto, essa não foi a primeira vez que ela esteve no maior evento esportivo do mundo. Isso porque Ana disputou as Olimpíadas de Tóquio, onde, por mais que não tenha conseguido o pódio, teve a melhor marca entre os competidores canarinhos.

Mas a falta de medalhas não a desanimou. Ainda mais porque ela se manteve entre as líderes da bateria até a reta final da chegada nos 200 metros feminino. Entretanto, na última fase do circuito as adversárias aceleraram e Ana Carolina Azevedo não conseguiu manter o ritmo devido ao impulso inicial da largada. Dessa forma, a brasileira acabou em quinto lugar. 

Importante ressaltar que ela ficou na frente de sua companheira Vitória Rosa, considerada por muitos a melhor velocista do Brasil na época. As duas foram desclassificadas na semifinal da competição. Foi a jamaicana Elaine Thompson-Herah quem levou a medalha de ouro. A atleta bicampeã não estará presente na França por conta de suas lesões no tendão de Aquiles.

Quer saber mais sobre Ana Carolina Azevedo e ver qual foi seu desempenho nos Jogos de 2024? Acompanhe a leitura do artigo para ver seus títulos e trajetória profissional.

A carreira e os títulos de Ana Carolina Azevedo

Ana Carolina Azevedo começou sua trajetória no atletismo ainda muito jovem. Seu primeiro grande destaque no esporte foi na adolescência, quando competiu no Mundial Escolar de Atletismo e garantiu o ouro para o Brasil na prova de 200 metros.

Paulista nascida no interior do estado, na cidade de Mairinque, a esportista já saiu do ensino médio pensando em como se aperfeiçoar na área. Para isso, ela chegou a se mudar para a capital para treinar com o lendário Katsuhico Nakaya. Seus resultados não pararam de melhorar, fazendo-a conquistar idolatria nacional. Para melhor noção, em 2019 a velocista recebeu o prêmio de melhor atleta sub-23 do Brasil. Seu melhor tempo até hoje foi na Olimpíada de Tóquio, com 23s20. 

Entre seus principais títulos, o de maior relevância é o bronze nos Jogos Pan-Americano de Santiago, em 2023, na categoria de 200 metros. Na competição de Assunção de 2022 do Sul-Americano, ela ainda recebeu ouro nos 100 metros e bronze nos 200 e no revezamento 4×100, disputado entre equipe. 

Desempenho nos Jogos de 2024

Na prova dos 100 metros rasos, Ana Carolina Azevedo não teve de participar da fase preliminar. Dessa forma, a velocista brasileira entrou na primeira rodada. Ela fez apenas o 35º melhor tempo, terminando a prova em 11s32. Dessa forma, não conseguiu a classificação para as semifinais. Ao final da competição, a atleta de Santa Lúcia, Julien Alfred, conquistou a medalha de ouro.

Depois de disputar os 100 metros rasos, Ana correu os 200 metros. No entanto, teve um desempenho pior. A brasileira acabou não se classificando na primeira fase. Ela fez um tempo de 23s37. Com isso, disputou a repescagem, onde melhorou sua marca, fazendo 23s44. Porém, isso não foi o bastante para avançar para as semifinais.