A jogadora Antônia Silva é titular na Seleção Brasileira Feminina de Futebol que está na Olimpíada de Paris. Recentemente contratada pelo Real Madrid, a defensor potiguar chega aos Jogos Olímpicos em alta e em busca de uma medalha inédita para o Brasil na modalidade.
Saiba tudo sobre a defensora Antônia Silva, titular da Seleção Brasileira de Arthur Elias.
Trajetória no futebol da jogadora Antônia Silva
Nascida em 26 de abril de 1994, na cidade de Riacho de Santana, no Rio Grande do Norte, Antônia começou sua trajetória no ABC de Natal, no futsal. Apenas em 2017 ela conseguiu seu primeiro contrato profissional no futebol de campo, iniciando sua trajetória nos gramados na Ponte Preta.
Primeiramente, logo em seu início, a zagueira se destacou rapidamente e, ainda em 2017, assinou com o Corinthians, que à época tinha uma parceria com o Osasco Audax no futebol feminino.
Ainda no Brasil, ela passou por mais dois clubes: o Iranduba e o São Paulo.
Em seguida, ela rumou à Europa, onde vestiu a camisa do Madrid CF e do Levante, entre 2019 e 2024. Depois disso, ela se transferir para o Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo no futebol masculino e que investe cada vez mais no futebol feminino.
Nesse meio-tempo, Antônia Oliveira começou a ser convocada pela Seleção Brasileira, fazendo seus primeiros jogos já em 2018, um ano após sua profissionalização no futebol de campo.
Ademais, com o passar do tempo, a zagueira passou a se firmar na lateral-direita da equipe canarinha. Na posição, ela foi titular da equipe na conquista da Copa América em 2022, na frustrante campanha brasileira na Copa do Mundo de 2023 e também no vice-campeonato da Copa Ouro 2023, quando o Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos na final.
De fato, em toda sua carreira, Antônia Silva se destacou por ser uma jogadora muito sólida nos combates, com bons desarmes e posicionamento. Além disso, ela também demonstrou muita capacidade de sair jogando, até por conta disso, passou do miolo da zaga para a lateral direita.
Estatísticas e títulos da jogadora Antônia Silva
No futebol de clubes, Antônia Silva se destacou muito em suas últimas temporadas no futebol espanhol. Nesse sentido, no Levante, por exemplo, ela se tornou titular absoluta da equipe, o que a ajudou a conquistar a vaga entre as 11 iniciais da seleção.
Mesmo com a saída de Pia Sundhage e a chegada do novo treinador, Arthur Elias, Antônia se manteve entre as expoentes da defesa verde e amarela.
Sem dúvida, seu grande desempenho com a camisa do Levante a levou a atrair o interesse do Real Madrid, que foi o vice-campeão da Liga F, o Campeonato Espanhol Feminino de Futebol, e que se fortalece a cada ano tentando desbancar o Barcelona, seu maior rival.
Estatísticas completas da atleta
Veja, além disso, as estatísticas completas da atleta abaixo:
Ponte Preta (2017)
- 17 jogos;
- 1 gol.
Corinthians/Osasco Audax (2017)
- 30 jogos;
- 1 gol.
Iranduba (2018)
- 13 jogos.
São Paulo (2019)
- 12 jogos.
Madrid CF (2019-2022)
- 49 jogos;
- 1 gol;
- 1 assistência.
Levante (2022-2024)
- 47 jogos;
- 1 gol;
- 4 assistências.
Seleção Brasileira (2017-hoje)
- 31 jogos;
- 1 gol.
Além disso, a atleta possui 2 títulos em sua carreira: a Copa Libertadores da América pelo Corinthians em 2017 e a Copa América pela Seleção Brasileira Feminina em 2022.