Se preparando para as finais da competição de ginástica artística na Olimpíada 2024, as atletas brasileiras já começaram a realizar os primeiros treinos oficiais para a busca do ouro. Embora Rebeca Andrade receba os principais olhares de destaque, outra esportista que merece atenção é Lorrane Oliveira, que tem tudo para conquistar medalhas no torneio. Vale destacar que a equipe feminina, que ainda conta com Jade Barbosa, Júlia Soares e Flávia Saraiva, termina a etapa de classificação na quarta posição, com 166.499 pontos.
E a expectativa para as ginastas não param de subir. Desde a chegada na França, a repercussão midiática em todas tem sido enorme. Para melhor noção, as redes sociais de todas as participantes da confederação canarinho estão sendo bombardeadas de mensagens positivas. Fora isso, com as entrevistas da equipe CBG, os olhares para as meninas são ainda maiores, já que toda a comissão técnica vem elogiando o desempenho das atletas. Tendo isso em vista, muitos torcedores estão buscando saber mais sobre a equipe da modalidade e o que esperar das esportistas.
Ao lado de suas colegas de seleção, a temporada de Lorrane tem sido muito positiva. Em 2024, por exemplo, a esportista obteve 13.600 na fase classificatória da Challenge Cup em Antália. Para melhor noção, a nota é 0.7 superior à registrada pela quarta melhor atleta do país no aparelho em 2024. Ainda assim, a candidata ao pódio não conseguiu ir para as finais da Barra Assimétrica, ficando na 38ª posição com 13.233 pontos.
Você quer saber mais sobre a carreira de Lorrane Oliveira e o que esperar de sua participação para a Olimpíada 2024 junto à equipe de ginástica artística? Acompanhe a leitura do artigo para todas as informações.
A carreira e títulos de Lorrane Oliveira
Lorrane Oliveira é uma ginasta brasileira nascida em 1998. Com 26 anos, a atleta começou a ter muito destaque nas modalidades em 2015, quando alcançou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Atualmente, a esportista treina na sede do Flamengo com o treinador Francisco Borath.
Em seu primeiro treinamento para os Jogos de Paris, a carioca conseguiu realizar todos os movimentos com extrema fluidez. Embora não tenha tentado nenhuma manobra na categoria de salto e barras, sua segurança pode ser importante para o momento do confronto oficial com as outras federações. Vale destacar que a final por equipes já acontece nesta terça-feira, às 13h15. Você pode acompanhar a transmissão do torneio pelos canais Globo ou pela CazéTV no YouTube.
Tendo isso em mente, veja quais são os títulos conquistados por Lorrane Oliveira e por que a expectativa por pódio na ginástica está grande:
- Prata no Campeonato Mundial de 2023 (modalidade equipe);
- bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2015 (modalidade equipe);
- bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019 (modalidade equipe);
- prata no Campeonato Pan-Americano de 2018 (modalidade equipe);
- dois ouros e um bronze no Campeonato Pan-Americano de 2021 (modalidade equipe, barras assimétricas e individual geral, respectivamente);
- ouro no Campeonato Pan-Americano de 2022 (modalidade equipe);
- ouro nos Jogos Sul-americanos de 2015 (modalidade equipe);
- prata na Etapa da Copa do Mundo de 2015 (modalidade trave);
- dois bronzes na Etapa da Copa do Mundo de 2021 (modalidade solo e barras assimétricas);
- três ouros no Campeonato Sul-Americano de 2017 (modalidade equipe, individual geral e barras assimétricas).
Embora não apareçam como favoritas, Jade Barbosa, Júlia Soares, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira podem vir a ter uma vaga no pódio dos Jogos de Paris. Vale destacar que, no ano passado, as representantes alcançaram a prata no Campeonato Mundial de Ginástica Artística.