Início » Vôlei » A carreira de Lucas Saatkamp: saiba tudo sobre o Lucão do vôlei

A carreira de Lucas Saatkamp: saiba tudo sobre o Lucão do vôlei

Publicado em:

Última atualização:

Sendo uma das modalidades favoritas entre os brasileiros que acompanham as Olimpíadas, os olhos de todos estão voltados para a trajetória da Seleção Masculina de vôlei. Com o desejo de voltar ao pódio em 2024, o técnico Bernardinho vai enfrentar um dos grupos mais difíceis da competição. Entretanto, o comandante conta com um elenco experiente e vencedor, como é o caso do atleta Lucas Saatkamp, também conhecido como “Lucão”.

O meio-de-rede brasileiro campeão olímpico e mundial é um dos jogadores mais conhecidos pelos amantes do esporte. Sendo prata na edição de Londres e ouro no Rio, o atleta também esteve presente no plantel de Tóquio, que foi eliminado pela Rússia na semifinal e perdeu o bronze para a Argentina. Aos 38 anos, o defensor agora quer terminar sua carreira em grande estilo conquistando mais um título no torneio.

Vale destacar que o jogador de 2,09 metros é o mais alto entre os 14 convocados para os Jogos de Paris. Em seguida, é seu colega de posição, Isac Viana, com 2,08 metros, que aparece na segunda posição. Pode não parecer, mas em um esporte como o vôlei, no qual a altura importa, cada centímetro pode fazer a diferença. Por isso, estar de olho nesse dado é essencial.

Entretanto, não é apenas por ser gigante que Lucão foi convocado. O esportista é um dos mais talentosos de sua geração e conta com diversos títulos nacionais e internacionais. Seu atual clube é o Funvic Taubaté, no qual atua desde 2018.

Quer saber mais sobre a carreira de Lucas Saatkamp no vôlei masculino? Acompanhe a leitura e veja por que o camisa 16 é um dos melhores bloqueadores do mundo.

A trajetória e títulos de Lucas Saatkamp

Embora seja um dos melhores atletas brasileiros no vôlei, a carreira de Lucas Saatkamp não começou nesse esporte. Ainda no colégio, o jogador treinava para se profissionalizar no basquete. Entretanto, pela sua equipe perder o patrocínio master, ele precisou mudar de modalidade para seguir com sua bolsa na escola. É a partir daí que ele começa sua trajetória como meia.

Gaúcho de Colinas, após começar a se apaixonar pelas competições, seu talento na área não deixava de aumentar. Após quatro anos atuando em quadra, o atleta já estava na seleção gaúcha como um dos destaques do estado.

Lucão teve como seu primeiro clube profissional a ULBRA, mas é pela equipe da CIMED que ele é observado nacionalmente. Ao lado de outra joia, o levantador Bruninho, o esportista se tornou tricampeão da Superliga e campeão sul-americano de clubes. A Seleção foi questão de tempo para o esportista.

Já em 2012, Lucas Saatkamp fez sua estreia nas Olimpíadas, ficando com a medalha de prata na edição de Londres. O ouro viria para o meia rede posteriormente, na edição de 2016, no Rio.

Em toda sua trajetória profissional, Lucão passou a maior parte de sua carreira no Brasil, jogando por GRER Araçatuba, RJX Rio de Janeiro, SESI São Paulo e Funvic Taubaté. Entretanto, o esportista também teve passagem pelos campeonatos italianos, quando vestiu a camisa do DHL Modena Volley na temporada 2015/2016.

O atleta já foi eleito o melhor jogador em sua função nos campeonatos de Copa América, Superliga, Sul-Americano, Mundial e Copa do Mundo. Além disso, Lucas Saatkamp tem mais de 35 títulos em toda a sua carreira.