Thiago Seyboth Wild é o tenista brasileiro mais bem-colocado no ranking da ATP atualmente e um dos principais nomes do Tênis do país.
Assim como Beatriz Haddad Maia chama atenção no circuito feminino, Wild tem tido resultados expressivos em competições ao redor do mundo.
Veja um perfil do principal tenista brasileiro da atualidade no circuito masculino com seus títulos, estatísticas e ranking.
Início de Thiago Wild no circuito
Nascido em 10 de março de 2000 em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, primeiramente Thiago Wild fez sua estreia profissional no circuito em 2018. Nesse mesmo ano, ele venceu a categoria juvenil do US Open vencendo o italiano Lorenzo Musetti por 2 sets a 1.
A partir de então, o tenista brasileiro consolidou seu nome entre os principais atletas da modalidade no país. Em 2019, ele venceu seu primeiro Challenger, torneios de menor expressão que permite os jogadores a ganhar pontos para disputar os torneios maiores da Associação de Tenistas Profissionais.
À época, o jovem de 19 anos venceu o torneio de Guayaquil, entrando no TOP 300 do Ranking.
No ano seguinte, ele derrotou o TOP 100 Alejandro Davidovich Fokina em sua estreia no ATP 500 do Rio de Janeiro. Em seguida, foi eliminado no tiebreak por Borna Coric, croata que, no momento, era número 32 do Ranking.
Já na semana seguinte, o brasileiro de 19 anos se sagrou campeão do ATP 250 de Santiago, no Chile. Neste torneio, Thiago venceu o norueguês Casper Ruud, um dos principais nomes do circuito.
Com isso, ele se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um torneio da ATP, superando Gustavo Kuerten, o Guga, que havia conquistado seu primeiro título no circuito aos 20.
Bons resultados recentes
Em 2023, Thiago Wild venceu quatro Challengers: Viña del Mar, Buenos Aires, Como e Gênova. Nesse último, ele inclusive venceu o italiano Fabio Fognini, que já havia sido TOP 10 do mundo. Além disso, ele entrou pela primeira vez no TOP 75 do Ranking da ATP por conta desses e outros bons resultados.
Ainda neste ano, o brasileiro se classificou para Roland Garros pela primeira vez. Após vencer três rodadas na fase de qualificação, ele chegou até a primeira rodada do Grand Slam e causou surpresa ao eliminar o número 2 do mundo Daniil Medvedev por 3 a 2.
Na segunda rodada, ele venceu o argentino Guido Pella, mas acabou sendo eliminado logo na sequência para o japonês Yoshihito Nishioka.
Ademais, o ano de 2024 também foi especial para Thiago. Ele alcançou pela primeira vez a fase quartas de final de um ATP 500, no Rio Open. Na sequência, chegou de maneira inédita à terceira rodada de três ATP 1000: Indian Wells, Madrid e Miami.
Posição de Thiago Wild no ranking da ATP
Esses bons resultados levaram Thiago Wild a alcançar sua posição mais alta no ranking da ATP: a 58ª posição em maio.
Atualmente, o paranaense segue sendo o brasileiro melhor colocado no ranking. Porém, hoje ele é o número 72 do mundo.
Títulos e estatísticas de Thiago Wild
Em sua carreira profissional, o brasileiro conta com 1 título no circuito: o ATP 250 de Santiago. Além disso, ele também venceu os Challengers de Buenos Aires, Como, Gênova, Guayaquil e Viña del Mar.
Veja as estatísticas de Thiago Wild:
- Vitórias: 27;
- Derrotas: 39;
- Melhor resultado em Grand Slam: 3ª Rodada em Roland Garros.
Thiago Wild nos Jogos Olímpicos de Paris
Em sua estreia em Jogos Olímpicos, Thiago Wild acabou sendo eliminado logo na estreia da disputa individual.
O brasileiro perdeu por 2 a 1 para o argentino Tomás Etcheverry logo na primeira rodada.
Além disso, na disputa de duplas, Wild estreou com vitória ao lado de Thiago Monteir0. A dupla brasileira do tênis masculino derrotou Alexander Bublik e Aleksandr Nedovyesov, do Cazaquistão, por 2 a 0, e avançou para as oitavas de final.
Porém, na fase oitavas de final, os brasileiros foram eliminados pela dupla dos Estados Unidos formada por Austin Krajucek e Rajeev Ram.
*duplas mistas em andamento