Islam Makhachev é o atual campeão peso-leve do UFC, o Ultimate Fighting Championship. Nascido no Daguestão, república russa que tem revelado grandes lutadores de MMA nos últimos tempos, Makhachev desponta como um dos grandes nomes do mundo da luta atualmente.
Veja um perfil do atual detentor do cinturão dos pesos-leves do UFC, suas estatísticas e conquistas.
Início no MMA
Praticamente de artes marciais desde a infância, Makhachev passou por várias modalidades antes de chegar ao MMA. Ainda jovem conheceu Khabib Nurmagomedov, ex-campeão dos pesos-leves do UFC, e chegou a treinar com seu pai, Abdul Manaf Nurmagomedov.
Nas Artes Marciais Mistas, Islam Makhachev participou do M-1 Global, evento russo da modalidade, vencendo várias lutas até assinar com o UFC em 2014. Além disso, ele foi campeão russo de Sambo, arte marcial de origem soviética, em 2014 e em 2016, quando também foi campeão mundial da modalidade.
Makhachev chegou ao UFC invicto em sua carreira de MMA, com dez lutas vencidas entre agosto de 2010 e setembro de 2014.
Sua estreia no maior evento de lutas do mundo aconteceu em maio de 2015, quando venceu o lutador norte-americano Leo Kuntz com um mata-leão no UFC 187. Em seguida, ele enfrentou o brasileiro Adriano Martins no UFC 192, ainda em 2015, quando foi nocauteado. Essa foi, até hoje, a única derrota do russo em todo seu card.
Islam Makhachev em lutas recentes
Desde sua única derrota no UFC, Makhachev venceu dez lutas até desafiar Charles do Bronx pelo cinturão dos pesos-leves no UFC 280 em Abu Dhabi, no dia 22 de outubro de 2022. Nesta luta, o daguestanês finalizou o brasileiro no segundo round e se tornou campeão da categoria pela primeira vez.
O lutador então defendeu o seu título pela primeira vez em fevereiro de 2023, contra o australiano Alexander Volkanovski no UFC 284. A defesa foi bem-sucedida, uma vez que o campeão foi considerado vencedor por decisão unânime.
Em seguida, o australiano teria sua oportunidade de revanche frustrada pelo russo no UFC 294, em outubro do mesmo ano. Dessa vez, Makhachev nocauteou Volkanovski ainda no primeiro round e garantiu por mais um tempo o cinturão.
Em sua última luta, o campeão finalizou Dustin Poirier no UFC 302, em 1° de julho de 2024 durante o evento realizado em Newark, nos Estados Unidos.
Qual o recorde de Islam Makhachev?
Com sua vitória no UFC 302, Islam Makhachev alcançou o recorde de três defesas bem-sucedidas de cinturão. Assim, ele se igualou a grandes nomes da categoria como B.J. Penn, Frankie Edgar, Benson Henderson e seu compatriota Khabib Nurmagomedov.
Caso sua próxima luta seja pelo título dos pesos-leves, ele pode se isolar como maior recordista nesse quesito.
Além disso, o lutador russo chegou a outra marca expressiva: 14 vitórias consecutivas, ultrapassando nomes relevantes da história do evento como Georges St. Pierre, Jon Jones e Khabib Nurmagomedov.
Dessa maneira, ele se aproximou de Kamaru Usman, que possui 15 vitórias seguidas e Anderson Silva, que detém o recorde com 16 triunfos consecutivos no Ultimate Fighting Championship.