Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Luisa Stefani: conheça a medalhista olímpica do tênis brasileiro

Luisa Stefani: conheça a medalhista olímpica do tênis brasileiro

Publicado em:

Última atualização:

A conquista do bronze de Luisa Stefani na Olimpíada de Tóquio 2021 ficou marcada na história. A tenista fez dupla com Laura Pigossi e conseguiu um feito inédito: uma medalha para o tênis brasileiro. Mesmo com grandes nomes, esse foi o primeiro pódio do Brasil na história do esporte.

Agora, Luisa Stefani conta com nova dupla para disputar a Olimpíada de Paris. E não é qualquer uma. A tenista terá Bia Haddad Maia para compor o Time Brasil na modalidade de duplas femininas.

Luisa Stefani é especialista em duplas. Sua melhor posição no Ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA, em inglês) foi a 9ª colocação, em novembro de 2021. Assim, Luisa se tornou a primeira mulher brasileira, na Era Aberta, a entrar no Top 10 do ranking de duplas do circuito mundial.

Atualmente, Luisa ocupa o 18º lugar no ranking. Neste ano, a tenista venceu o Qatar TotalEnergies Open 2024 (WTA 1000) e chegou a duas semifinais em torneios da WTA 500.

Títulos de Luisa Stefani

Luisa Stefani tem nove títulos de duplas femininas no circuito da WTA. O primeiro aconteceu em 2019, em Tashkent, no Uzbequistão. Na ocasião, Luisa formou dupla com a norte-americana Hayley Carter.

Em 2020, voltou a ser dupla de Carter e juntas conquistaram o WTA de Lexington, nos Estados Unidos. 

Em 2021, aconteceu sua primeira vitória com Gabriela Dabrowski em Montreal, Canadá.

No ano seguinte, voltou a fazer dupla com a canadense Dabrowski e elas voltaram a conquistar um título da WTA. Dessa vez, o Chennai Open, na Índia. Na mesma temporada, Luisa Stefani venceu também em Guadalajara, México, mas formando dupla com Storm Hunter (Austrália). Na final, venceu Bia Haddad Maia, parceira da Olimpíada de Paris.

O ano de 2023 foi a temporada com mais vitórias da Luisa Stefani. Ao todo, foram três títulos. O primeiro, em Adelaide, na Austrália, junto com a americana Taylor Townsend. A conquista seguinte foi em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, fazendo dupla com a chinesa Zhang Shuai.  Em Berlim (Alemanha), foi o último título da temporada, vencendo ao lado de Caroline Garcia (França).

Sua única conquista no ano da Olimpíada 2024 foi no Catar. Luisa Stefani e Demi Schuurs conquistaram o Qatar TotalEnergies Open.

Duplas mistas

Luisa Stefani conquistou seu primeiro título de Grand Slam em 2023, quando fez dupla com o também brasileiro Rafael Matos e conquistaram o Australian Open. Foi um título bastante expressivo, já que em todo o torneio só perderam um set.

Estatísticas de Luisa Stefani

Em toda sua carreira na WTA, Luisa Stefani disputou 358 jogos, vencendo 250. Assim, tem uma taxa de vitória de 70%.

Na temporada atual, contudo, a tenista está abaixo da marca. Dos 27 jogos disputados, venceu 63%, contando 17 vitórias em 2024.

Bronze em Tóquio

Quem vê apenas o resultado do tênis brasileiro em dupla na Olimpíada de Tóquio não sabe a luta que foi. A história foi emocionante desde o início. Isso porque Luisa Stefani e Laura Pigossi só descobriram que iriam participar da competição duas semanas antes de seu início.

Sem estar entre as favoritas à medalha, a dupla foi mostrando o seu potencial a cada jogo. Com partidas difíceis e emocionantes, Luisa e Laura foram avançando até as semis, mas acabaram perdendo para a dupla suíça, Belinda Bencic e Viktorija Golubic.

Na disputa de terceiro lugar, mais uma parada dura. As brasileiras começaram perdendo o primeiro set para Elena Vesnina e Veronika Kudermetova, atletas do Comitê Olímpico Russo. No entanto, Luisa Stefani e Laura conseguiram vencer o segundo set, deixando a decisão para o tie break.

A dupla brasileira chegou a ver a medalha ir para as adversárias em quatro oportunidades, mas conseguiu salvar todos os match points. Assim, elas viraram o jogo e conquistaram o bronze inédito para o Brasil.

Parceria com Bia Haddad

Luisa Stefani e Bia Haddad Maia estarão juntas em Paris. A dupla já disputou torneios em 2018 e 2019. No período, conquistam um título, o W100 de Ilkey, na Inglaterra. A etapa válida pela Federação Internacional de Tênis (IFT, em inglês) foi conquistada em 2019.

Bia Haddad é o principal nome do esporte brasileiro atualmente. A tenista já chegou a ocupar a décima posição da WTA no simples e em duplas. Atualmente, ocupa a 18ª colocação no simples e a 50ª em duplas.