Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » A trajetória de Giovanni Vianna e seu desempenho nos Jogos de Paris

A trajetória de Giovanni Vianna e seu desempenho nos Jogos de Paris

Publicado em:

Última atualização:

Tendo bastante expectativa para sua participação nos Jogos de Paris, o skatista Giovanni Vianna acabou por cometer erros na disputa do Skate Street masculino. O atleta, que era o principal nome da categoria e tinha chances ao lado de Kelvin Hoefler, foi eliminado ainda nas rodadas iniciais. Por outro lado, seu companheiro chegou às finais e ficou em sexto lugar.

Vale destacar que no ano passado Giovanni VIanna foi campeão da etapa final da Street League, em São Paulo. Dessa forma, ele conseguiu fechar o ranking de classificação olímpica em 12º lugar. Nas últimas etapas do Circuito, ficou em sétimo e 24º lugares. 

O canarinho, nascido em São Paulo e atualmente residente nos Estados Unidos, fez uma grande preparação para o torneio, mas não obteve o resultado esperado. Para melhor noção, o detentor paulista da medalha de prata teve um ciclo de preparação para a competição olímpica com muitos altos e baixos, ficando na 14ª posição do ranking de classificação olímpica e em oitavo e 31º nas etapas do Circuito Mundial. 

Quer saber mais sobre a trajetória do skatista, seu ciclo de preparação e como o esportista foi na sua modalidade? Então acompanhe a leitura do artigo para conhecer melhor a carreira, os títulos e outras informações sobre o esportista.

A carreira e os títulos de Giovanni Vianna

Embora não tenha se saído bem na disputa de Tóquio de 2021 por conta de lesões e holofotes em outros atletas, Giovanni Vianna hoje apareceu como um dos favoritos para conquistar o ouro no Street Masculino da Olimpíada 2024. 

A trajetória do atleta começou ainda muito cedo por conta do pai, que o levava para competir com o skate aos quatro anos de idade. Vale destacar ainda que, em entrevista, o mesmo afirmou que o brasileiro já tem mais de 500 troféus em sua coleção.

Hoje, o esportista é muito conhecido entre os amantes do esporte por conta do seu desenvolvimento no ciclo olímpico, principalmente pela conquista do bronze na disputa do Pro Tour de Lausanne 2023. 

Seu maior título até aqui foi o ouro no X Games Minneapolis 2018, no qual Giovanni Vianna foi o principal nome brasileiro. 

Vale destacar que essa foi a segunda vez que o skate esteve presente nos Jogos Olímpicos, ou seja, o esportista participou de todas as edições até então. Embora o Brasil tenha conquistado três medalhas divididas entre o masculino e o feminino, sua performance na primeira edição não foi boa, já que ficou em 12º lugar. No geral, foram três pratas dos skatistas Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros.

Como o atleta se saiu nos Jogos de Paris?

Giovanni Vianna protagonizou momentos polêmicos ao ser eliminado nas classificatórias do skate street da Olimpíada 2024. O brasileiro tinha duas notas no somatório total, o que podia render a classificação para as finais. Entretanto, o skatista pediu o cancelamento da nota para tentar uma manobra com valor mais alto.

Depois do erro na última tentativa, o esportista acabou ficando de fora da decisão por não ter somatório suficiente para ficar entre os oito finalistas. Vale destacar que, nos Jogos de Paris, cada participante realiza cinco manobras, e a organização inclui as duas melhores em sua pontuação geral. Passavam para as finais os competidores com mais pontos.

Giovanni Vianna acabou com 178.52 no somatório total. Para melhor noção, o último a avançar foi o eslovaco Tury Richard, com índice 257.99. O brasileiro precisaria de uma nota 79,47 para se colocar entre os oito. O atleta tentou mandar um fakie frontside smith, que dava pontuação de 90, mas acabou falhando.