Os Jogos Olímpicos de 2024 estão cada vez mais perto da abertura oficial, e não poderia faltar uma explicação sobre o rúgbi. E, após falar de algumas seleções, chegou a hora de introduzir a Seleção Francesa de rugby feminino, que estreia no próximo dia 29 de julho. Mas, antes de tudo, que tal conhecer o retrospecto das Enragées? Confira!
História da Seleção Francesa de rugby feminino
A Seleção Francesa de rugby feminino é relativamente recente. Isso porque, a equipe competiu oficialmente pela primeira vez na Copa do Mundo de Rugby Sevens em 2009. Entretanto, é uma das principais equipes europeias, tendo conquistado dois títulos continentais em 2007 e 2015.
Na temporada 2012-13, a Women’s Sevens World Series teve sua primeira edição. A Seleção Francesa de rugby feminino, então, estreou na competição como convidada. Mais tarde, jogou a Copa do Mundo de 2013, terminando em terceiro lugar na fase de grupos e na 11ª posição ao final da competição.
Três anos depois, a Seleção Francesa de rugby feminino disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016, parando a disputa nas quartas de final, tendo perdido para o Canadá por 15 a 5. Em 2018, as Enragées participaram da Copa do Mundo pela terceira vez, competindo contra outras 19 equipes. Após um bom desempenho, o grupo foi vice-campeão para a Nova Zelândia em uma derrota avassaladora por 29 a 0.
Conquistas
A Seleção Francesa de rugby feminino não possui muitas conquistas além das citadas anteriormente. No entanto, possui uma prata em 2018 e um bronze em 2022 na Copa do Mundo. Além disso, também foi prata em 2022 e bronze em 2018 no Rugby Sevens World Series, bem como levou o ouro em 2007 e 2015 no Europe Seven’s Grand Prix Series. Em Olimpíada, o país teve o melhor desempenho em 2016 com um sexto lugar.
Jogadoras de destaque
Em 17 de novembro de 2014, Nathalie Amiel entrou para a parede da fama de rúgbi. A jogadora estreou pela Seleção Francesa de rugby feminino com apenas 15 anos, tendo somado 56 jogos ao final da carreira em 2002.
Atualmente, a Seleção Francesa de rugby feminino possui nomes que também devem entrar para o Hall da Fama. Mas, no momento, separamos abaixo a lista completa do plantel francês que irá estar presente nos Jogos de 2024.
A começar pelas wings Joanna Grisez, Anne-Cecile Ciofani e Ian Jason, a Seleção Francesa de rugby feminino possui ótimos nomes. Além das citadas, também fazem parte do elenco as centrais Seraphine Okemba, Lili Dezou, Caroline Drouin, LYolaine Yengo, Carla Neisen, Chloe Pelle e Camille Grassineau. Por fim, o time conta ainda com as fullbacks Lou Noel e Chloe Jacquet.
Calendário na Olimpíada de 2024
A Seleção Francesa de rugby feminino vai estrear no próximo domingo (28), às 12h (horário de Brasília). As adversárias serão as Yaras, que fazem parte da equipe brasileira de rúgbi e vêm embaladas por desempenhos recentes. Os dois países estão no Grupo C e, como resultado, irão enfrentar outras duas seleções. No caso das francesas, após o Brasil, a próxima partida será contra o Japão ainda no dia 28. Na segunda-feira (29), então, as Enragées pegarão os Estados Unidos.