Todd Gurley é um ex-running back que teve uma passagem marcante pela NFL (National Football League) durante suas seis temporadas. Devido às lesões, principalmente no joelho, ele precisou encerrar sua carreira de forma precoce, deixando um impacto significativo. Conheça sua trajetória no esporte!
Carreira de Todd Gurley
Nascido em 03 de agosto de 1994, Todd Gurley começou sua carreira no futebol americano na Universidade da Geórgia, onde se destacou como um dos running backs mais promissores. Ele passou três temporadas com o Bulldogs e, durante esse período, acumulou 3.285 jardas e 510 corridas, com média de 6.4 jardas por corrida, somando 36 touchdowns. Além disso, demonstrou habilidade em competições de atletismo, tendo corrido 60 metros com barreiras, registrando o sétimo melhor tempo na história da universidade.
No entanto, a carreira universitária de Todd Gurley apresentou problemas, culminando, inclusive, na ausência de uma temporada. Em seu terceiro ano, ele foi suspenso por quatro jogos por violação das regra da NCAA (National Collegiate Athletic Association). Posteriormente, sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior (ACL), encerrando sua passagem por Geórgia.
Apesar disso, o, até então, St. Louis Rams escolheu Todd Gurley na décima escolha geral no NFL Draft de 2015. Como resultado, Gurley teve um impacto imediato em sua temporada de estreia, acumulando 1.106 jardas e dez touchdowns em 13 partidas. Por causa disso, ele venceu o prêmio de Offensive Rookie of the Year e foi eleito ao Pro Bowl.
Nas temporadas seguintes, Todd Gurley teve 885 jardas e seis touchdowns em 2016. Depois, em 2017, acumulou 1.305 jardas, 13 touchdowns correndo, 64 recepções para 788 jardas e seis touchdowns de recepção. Posteriormente, teve 1.251 jardas, 17 touchdowns correndo, 59 recepções para 580 jardas e quatro touchdowns recebendo. Em 2019, foram 857 jardas, 12 touchdowns correndo, 31 recepções para 207 jardas e dois touchdowns recebendo. Por fim, em 2020, foram 678 jardas, nove touchdowns correndo, além de 25 recepções para 164 jardas
Momentos marcantes
Os anos de 2017 e 2018 marcaram o auge da carreira de Todd Gurley. Em 2017, por exemplo, ele liderou a NFL em touchdowns (19) e jardas de scrimmage (2.093), além de ser nomeado Offensive Player of the Year. O jogador também foi o segundo colocado na votação para MVP, atrás apenas de Tom Brady. Em 2018, ele teve 1.251 jardas e liderou a liga com 17 touchdowns.
Ainda em 2018, durante a semana seis, Todd Gurley correu para um recorde pessoal de 208 jardas e dois touchdowns na vitória de 23 a 20 sobre o Denver Broncos. Entretanto, ele teve outros jogos de destaque. Como resultado das atuações, Gurley auxiliou o Rams na campanha rumo ao Super Bowl LIII.
Todd Gurley nos playoffs
Em sua primeira aparição nos playoffs na temporada de 2017, Todd Gurley correu para 101 jardas em 14 tentativas contra o Atlanta Falcons, apesar da derrota do St. Louis Rams. Na temporada seguinte, ele teve um papel crucial na campanha do Rams, a qual terminou na disputa do Super Bowl LIII. Ele correu para 115 jardas e um touchdown nos playoffs da NFC (Conferência Nacional), incluindo um jogo marcante diante do Dallas Cowboys, onde acumulou 115 jardas e um touchdown em 16 corridas.
Impacto no Los Angeles Rams
Todd Gurley foi indispensável para recolocar o Rams entre as equipes competitivas. Sua presença no backfield ajudou a diminuir a pressão exercida pela defesa sobre o quarterback Jared Goff, abrindo espaço para outros jogadores ofensivos também se destacarem.
Estilo de jogo
Todd Gurley foi um running back completo, que combinava velocidade, força e habilidades de recepção. Além de realizar corridas explosivas e participar do jogo aéreo, sua visão de jogo permitia que ele identificasse buracos na defesa adversária, ao passo que, devido à sua força física, ele ganhava muitas jardas após o contato. Gurley era capaz de mudar de direção sem perder velocidade, o que aumentava sua eficácia em corridas fora do tackle.
Além disso, Todd Gurley também se destacou como um recebedor fora do backfield devido ao seu alinhamento para enganar defensores. Em 2017, ele acumulou 788 jardas e seis touchdowns em 64 recepções, contribuindo no jogo aéreo. Com todas essas habilidades, o jogador forçou defesas a terem defensores mais rápidos em campo.
Outro ponto de destaque era a inteligência de jogo de Todd Gurley. Estudioso, ele entendia muito bem esquemas ofensivos e defensivos, o que o ajudava a fazer ajustes rápidos durante as jogadas.
Honrarias
Ao longo de sua carreira, Todd Gurley acumulou várias honrarias. Selecionado para o Pro Bowl três vezes (2015, 2017 e 2018), ele esteve na seleção All-Pro duas vezes (2017 e 2018). Além disso, liderou a NFL em touchdowns em duas temporadas consecutivas (2017 e 2018).
Saída da NFL
Apesar do sucesso, Todd Gurley começou a ter problemas com o joelho, desenvolvendo uma artrite. Essas lesões foram um fator que culminou no declínio do jogador, pois ele teve limitações no seu estilo de jogo, bem como as equipes pelas quais ele passou tiveram que reduzir seu tempo em campo, entre outras atitudes.
No entanto, após a temporada com o Falcons, Todd Gurley não foi contratado por nenhum time. Assim, embora não tenha anunciado oficialmente, Gurley indicou uma aposentadoria precoce.