O hipismo ainda não chegou a se tornar uma modalidade tão tradicional no Brasil, no entanto, já é possível observar que temos um maior número de praticantes do esporte atualmente. Na Olimpíada de 2024, por sinal, contaremos com nove esportistas durante o evento. E um deles é Yuri Mansur, que disputará sua segunda edição de jogos. O atleta de 45 anos possui experiência internacional e tem tudo para fazer uma boa performance em Paris.
Mas afinal, quais são os outros competidores? E eles possuem chance de ganhar medalhas? Leia o texto a seguir para descobrir mais do assunto. Além disso, confira qual é a programação do torneio de hipismo nos Jogos.
Sobre Yuri Mansur
Yuri nasceu em São Paulo em 1979 e, desde os 13 anos, pratica a modalidade, um início que foi tardio comparado com outros hipistas. Além disso, sua família sequer estava ligada ao esporte, algo que também é incomum com esses esportistas.
Nas primeiras vezes que andou no cavalo decidiu que se tornaria profissional e, embora não tivesse dinheiro para isso, encontrou uma solução: ir para a Bélgica trabalhar em um estábulo. Dessa forma, acabou por ter um maior contato com os animais em si e também evoluiu nas suas técnicas de cavaleiro.
Mansur, a partir de então, voltou a seu país natal com mais dinheiro e começou a competir, importando cavalos da Europa. Com isso, teve excelentes resultados. Algumas das suas melhores performances incluem um vice-campeonato do torneio Oi Serra e Mar em 2009, um segundo na Copa das Nações com a equipe brasileira em 2023, e um Top 30 no Grand Prix de saltos de La Baule em 2024.
Os outros hipistas brasileiros na Olimpíada
Junto de Yuri Mansur, outros oito nomes do Brasil estarão presentes no Torneio de 2024. São eles:
- Pedro Veniss;
- Stephan de Freitas Barcha;
- Rodrigo Pessoa;
- Carlos Ramadam Parro;
- Marcio Carvalho Jorge;
- Rafael Mamprim Losano;
- Ruy Leme da Fonseca;
- João Victor Marcari Oliva
Vale destacar que Pessoa se tornará o recordista brasileiro em aparições nos Jogos de Verão, com oito ao todo.
Além disso, não seria surpreendente se algum desses nomes conquistasse algum pódio. Lembrando que o Brasil possui apenas três medalhas até então, todas do próprio Rodrigo. Ele venceu duas de bronze nas provas de salto por equipe em Sydney e Atlanta, e uma de ouro na prova de salto individual em Atenas.
A programação do hipismo
As competições de hipismo começarão neste sábado, 27 de julho, e terminarão em 6 de agosto. Os eventos serão disputados no Palácio de Versalhes, o castelo real localizado em Paris. Ao todo, são seis competições:
- Adestramento Individual;
- Adestramento por equipe;
- Concurso completo individual;
- Concurso completo por equipes;
- Salto individual;
- Salto por equipe.
Historicamente, as provas de salto são as que os brasileiros conseguem ter melhores resultados. Resta agora saber se esse será o caso na edição de Paris.
Onde assistir Yuri Mansur e os outros hipistas?
Caso você tenha interesse em assistir hipismo ou outras modalidades esportivas na Olimpíada de 2024, basta acessar uma das várias plataformas que transmitem o evento, são eles: CazéTV, canais da TV Globo e Olympics.com.