Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Saiba quem é Raicca Ventura, possibilidade de medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de 2024

Saiba quem é Raicca Ventura, possibilidade de medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de 2024

Publicado em:

Última atualização:

Uma das principais estrelas do skate atual, Raicca Ventura é uma possibilidade de medalha olímpica nos Jogos de 2024. Pela primeira vez na competição, a atleta competirá ao lado de skatistas consolidados não só do Brasil, como do mundo. Saiba mais sobre ela abaixo!

Carreira de Raicca Ventura

Raicca Ventura é uma skatista de 16 anos que vai participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos pelo Time Brasil. Assim, a Olimpíada de 2024 irá marcar a estreia de uma das atletas que mais tem crescido no cenário esportivo nos últimos anos. Natural do ABC Paulista, São Paulo, Raicca começou no skate com 11 anos, influenciada pelo pai e pelo tio.

Apesar da pouca idade, Raicca Ventura já tem bem definida várias situações em sua carreira. Isso porque, apesar de gostar das modalidades street e rampa vertical, a brasileira prefere e se destaca mais em competições de park. Essa modalidade surgiu a partir do skateboarding e combina elementos do bowl e do street. Aliás, é interessante explicar que o bowl se trata de uma pista com formato de piscina, enquanto o street emula a prática do skate nas ruas. O Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu tanto o skate street quanto o park no calendário olímpico na Olimpíada de Tóquio 2020.

Conquistas

Em 2021, Raicca Ventura venceu seu primeiro troféu, o STU on Tour, chamando atenção logo de cara. No ano seguinte, em 2022, ela liderou duas etapas do STU National, tendo também conquistado o título no aberto do Loterias Caixa Girls Vert Contest. Já em 2023, a brasileira ganhou a medalha de prata no park nos Jogos Pan-Americanos, realizados no Chile. Por fim, conquistou ainda o título do Campeonato Brasileiro daquela temporada.

Falando em Pan-Americano, Raicca Ventura ficou com a prata ao lado do canadense Fay De Fazio Ebert, que foi ouro, e da estadunidense Bryce Wettstein, que levou o bronze. Para ficar no pódio, Raicca realizou três voltas de 45 segundos, embora não tenha conseguido completar as duas primeiras. Entretanto, ela se recuperou e obteve 82,54 na última volta, enquanto o medalhista de ouro fez 84.66 pontos.

Detalhando cada apresentação, Raicca Ventura foi a última atleta a iniciar suas apresentações já que era a melhor posicionada no ranking do esporte (quarto lugar). A brasileira caiu na primeira volta, mas ainda conseguiu ter 68.10 de nota, fechando a rodada na quarta colocação.

Posteriormente, Raicca Ventura continuou sua abordagem agressiva, mas caiu outra vez na finalização, recebendo 68.35 de nota. Como resultado, ficou 16 pontos atrás de Fay Ebert. Precisando de, no mínimo, 75.55 pontos, a brasileira surpreendeu a todos. Isso porque, ela conseguiu não só se apresentar quase perfeitamente, bem como atingiu mais do que o necessário, finalizando com 82,54 e a prata.

Além de Raicca Ventura e dos outros dois pódios, Brigitte Morales (PER), Nina Aguilar Arista (MEX), Josefina Tapia (CHI), Ailin Arzua (ARG) e Nico Russi (COL) completaram o top oito da competição. Vale lembrar que, assim como a modalidade estreou nos Jogos Pan-Americanos, Raicca também fez sua primeira aparição em uma competição desse nível.

Raicca Ventura nos Jogos de 2024

Agora, Raicca Ventura se prepara para estrear nos Jogos Olímpicos de 2024. A atleta deve disputar sua primeira bateria de apresentações no dia 06 de agosto, às 7h30 (horário de Brasília). As finais devem ocorrer no mesmo dia, porém, a partir das 12h30. Assim como todas as disputas do skate, as provas ocorrerão no La Concorde 4.

Raicca Ventura, skatista de 17 anos de São Paulo, estreou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na modalidade Park Feminino. No dia 6 de agosto, durante a rodada preliminar, Raicca finalizou sua participação na 12ª posição entre 22 competidoras, acumulando 40 pontos no Park.

Embora não tenha avançado para a final, sua performance foi notável, principalmente por se tratar de uma atleta jovem em um cenário competitivo. Mesmo sem a medalha olímpica, Raicca demonstrou grande potencial e solidificou sua posição como uma das promessas do skate brasileiro.