Início » Outros Esportes » Saiba mais sobre o Carolina Hurricanes, time da NHL

Saiba mais sobre o Carolina Hurricanes, time da NHL

Publicado em:

Última atualização:

Com passagens por três locais diferentes, o Carolina Hurricanes é um time da National Hockey League (NHL), a principal liga de hóquei de gelo dos Estados Unidos. Com campanhas de sucesso, incluindo um título da Stanley Cup, o Hurricanes tem crescido ao longo dos anos, se tornando competitivo. Conheça abaixo a história da equipe!

História do Carolina Hurricanes

O Carolina Hurricanes tem uma história que remonta à criação do New England Whalers em 1971, que era parte da World Hockey Association (WHA). Fundada em Boston, a franquia rapidamente se estabeleceu como uma equipe de impacto, vencendo o troféu inaugural Avco World na temporada 1972-73.

Mais tarde, por causa de questões logísticas, o time se mudou para Hartford, Connecticut, em 1974 e teve seu nome alterado para Hartford Whalers. Com a fusão NHL-WHA em 1979, o Whalers ingressou na NHL, porém teve dificuldade para manter o sucesso. Assim, a equipe enfrentou desafios financeiros, o que levou à sua realocação para Raleigh, Carolina do Norte, se transformando em Carolina Hurricanes em 1997.

Primeiros anos na Carolina do Norte

A transição para a Carolina do Norte foi inicialmente desafiadora, com o Hurricanes lutando para atrair torcedores. Entretanto, não demorou muito para que as coisas começassem a mudar. Em 1999, o time fez sua primeira aparição nos playoffs. Mais tarde, na temporada 2001-02, o Hurricanes chegou às finais da Stanley Cup pela primeira vez, mas acabaram derrotados pelo Detroit Red Wings.

No entanto, o auge do sucesso do Carolina Hurricanes veio na temporada 2005-06. Sob a liderança do gerente geral Jim Rutherford e do treinador Peter Laviolette, o Hurricanes venceu a NHL pela primeira vez, derrotando os Edmonton Oilers em sete jogos.

Porém, após a vitória na Stanley Cup, o Carolina Hurricanes enfrentou várias temporadas de inconsistência. No entanto, a franquia começou a se reconstruir em meados da década de 2010, focando no recrutamento e desenvolvimento de jovens talentos. Assim, o time contratou Rod Brind’Amour como treinador principal em 2018, bem como potencializou o surgimento de jovens estrelas, como Sebastian Aho, Andrei Svechnikov e Jaccob Slavin.

O Carolina Hurricanes passou por várias mudanças de marca ao longo de sua história, desde os dias como New England Whalers até se tornar o que se conhece atualmente. Por isso, cada alteração da identidade da equipe refletiu diferentes fases de sua jornada, sendo que a transição para Hurricanes marcou uma nova era. Nesse sentido, o esquema de cores vermelho e preto e um desenho representando a tempestade caíram muito bem para o time.

Jogadores marcados na história

Ao longo da história, o Carolina Hurricanes tiveram vários jogadores contribuindo não só pela equipe, bem como para a NHL e para o esporte. Por exemplo, Ron Francis foi uma figura chave durante os dias de Hartford Whalers, sendo o líder da franquia em pontos e assistências. Outro nome a ser destacado é o de Rod Brind’Amour, que foi capitão da equipe vencedora da Stanley Cup de 2006 e atualmente treina o Hurricanes.

Além disso, Eric Staal desempenhou um papel muito importante na vitória do Hurricanes na Stanley Cup, tendo marcado 28 pontos durante os playoffs. Por fim, o goleiro Cam Ward, eleito MVP (Most Valuable Player) dos playoffs de 2006, também tem um lugar na história do Hurricanes. Vale lembrar ainda que Ron Francis possui a camisa de número dez aposentada desde 2006. Enquanto isso, Rod Brind’Amour teve a sua homenagem em 2011, quando o time retirou o número 17.

Fórmula de sucesso

O sucesso do Carolina Hurricanes pode ser atribuído a algumas pessoas que fazem parte da gestão e treinamento. Por exemplo, Jim Rutherford desempenhou um papel importante na construção da equipe que venceu a Stanley Cup em 2006, fazendo trocas estratégicas e bem pensadas.

Além dele, Peter Laviolette também deve ser lembrado, uma vez que ele era o treinador principal na conquista do título. Por fim, Rod Brind’Amour levou todo o seu envolvimento com o Carolina Hurricanes enquanto jogador para passar para seus atletas agora como treinador.

“Storm Surge”

Uma das tradições mais emblemáticas do Carolina Hurricanes é a “Storm Surge”, uma celebração que ocorre após cada jogo. A comemoração foi introduzida pelo treinador Rod Brind’Amour e pelos jogadores, mas logo caiu nas graças dos torcedores. As atividades e brincadeiras da “Storm Surge” vão desde boliche humano até “pato, pato, ganso”.