Kyler Phillips é um dos principais lutadores de MMA profissionais da América do Norte. Lutador profissional desde 2016, já teve diversas lutas icônicas. A seguir, veja sua história e quais são as estatísticas em seu cartel até o momento.
Trajetória de Kyler Phillips no UFC
Aos 12 anos, Phillips começou a competir em lutas de pankration e teve seu primeiro combate de MMA aos 16 anos. Além disso, ele representou a Temecula Valley High School em suas lutas. Phillips é faixa marrom de BJJ pela Carlson Gracie e faixa preta/vermelha de Nikidokai sob a orientação do grande mestre Hanshi Nico.
Entre suas conquistas, destacam-se o título de campeão mundial de jiu-jitsu da IBJJF na faixa azul em 2012, o título de campeão estadual de judô da Califórnia em 2010, e o título de campeão da seção sul da CIF na luta livre de 138 lbs em 2013.
Após acumular um histórico de 4-0 na cena regional, Kyler Phillips recebeu um convite para participar da primeira temporada do Dana White’s Contender Series em 2017. Sua vitória sobre James Gray Jr. ocorreu em impressionantes 46 segundos. Embora não tenha recebido um contrato com o UFC naquele momento, ele foi selecionado para competir no The Ultimate Fighter: Undefeated.
Durante o reality show, Phillips perdeu por decisão majoritária para o eventual vencedor da temporada, Brad Katona. Em seguida, sofreu sua primeira derrota oficial como profissional, em uma decisão dividida para Victor Henry em 2018. No entanto, ele se recuperou com um nocaute por chute na cabeça contra Emeka Ifekandu em 2019, o que o garantiu uma chance no UFC.
Ultimate Fighting Championship
Kyler Phillips fez sua estreia no UFC contra Gabriel Silva em 29 de fevereiro de 2020, no UFC Fight Night: Benavidez vs. Figueiredo. Ele venceu a luta de forma dominante por decisão unânime, ganhando o bônus de Luta da Noite.
Phillips enfrentou Cameron Else em 4 de outubro de 2020, no UFC on ESPN: Holm vs. Aldana. Ele acabou vencendo por interrupção devido a cotoveladas no chão no segundo round, ganhando o seu primeiro bônus de Performance da Noite. Kyler enfrentou Song Yadong em 6 de março de 2021, no UFC 259, vencendo por decisão unânime.
Phillips estava programado para enfrentar Raphael Assunção em 24 de julho de 2021, no UFC on ESPN: Sandhagen vs. Dillashaw. No entanto, Assunção sofreu uma lesão no bíceps e foi substituído por Raulian Paiva. Kyler perdeu a luta por decisão majoritária, mas ganhou o prêmio de Luta da Noite.
Nos anos mais recentes, Kyler Phillips estava programado para enfrentar Raphael Assunção em 11 de março de 2023, no UFC Fight Night 221. No entanto, Phillips desistiu do evento por razões não divulgadas e foi substituído por Davey Grant.
Sua última luta foi em 9 de março de 2024, no UFC 299, na qual venceu Pedro Munhoz por decisão unânime.
Cartel de Phillips em 2024
Também conhecido como Matrix, Phillips possui 12 vitórias e duas derrotas. A maioria destas é por nocaute técnico, sendo 42% do seu cartel. Além disso, ele faz parte da equipe MMA Lab atualmente, na categoria dos pesos-galo do UFC.
Desde o dia 7 de maio de 2024, ele está classificado como o 11º no ranking dos pesos-galo do UFC.