Início » eSports » COI aprovou criação dos Jogos Olímpicos de Esports

COI aprovou criação dos Jogos Olímpicos de Esports

Publicado em:

Última atualização:

No dia 23 de julho de 2024, o COI, ou Comitê Olímpico Internacional, anunciou que os eSports nas Olimpíadas serão uma realidade. Porém, não do jeito que muitos esperavam. Em vez de incluir a categoria como uma modalidade no evento principal, será criado um evento de Jogos Olímpicos de Esports. A seguir, saiba o que foi determinado e quais os possíveis jogos inclusos neste evento.

eSports nas Olimpíadas 

O Comitê anunciou que o evento será realizado a cada dois anos. Por isso, no ano que vem, em 2025, é esperado que a primeira edição ocorra. Caso nem tudo esteja preparado até então, pretendem inaugurar o evento oficialmente até 2026. Durante a decisão para criar um evento específico da categoria, não houve votos contrários.

O presidente da Comissão de Esports do COI fez uma parceria com a Arábia Saudita. O objetivo é que o evento ocorra a cada dois anos no local. Essa parceria seria um contrato de 12 anos no total. Porém, esse tempo pode ser alterado e discutido, já que alguns membros do Comitê discordam da decisão.

Ademais, vale notar que essa decisão ocorreu no mesmo momento em que o príncipe Mohammed bin Salman da Arábia Saudita está investindo em eventos de eSports. Recentemente, o herdeiro fez possível a primeira edição da Copa do Mundo de Esports, incluindo jogos de FPS. As premiações deste evento são milionárias. Portanto, é de se esperar que os E sports Olímpicos também recebam o mesmo tipo de investimento pesado.

Quais serão os jogos de eSports Olímpicos?

Segundo a COI, não haverá a presença de jogos de FPS, ou seja, jogos de tiro. Por isso, jogos como Valorant, Free Fire, CS:GO, Overwatch, etc. não estarão presentes neste evento. O foco da organização é incluir games como Chess.com, Gran Turismo, Tic Tac Bow, zWIFT, Tenis Clash e mais. Isso porque o objetivo é incluir jogos que se alinhem com os valores olímpicos.

Vale também dizer que o sistema de pontos ainda está sendo definido. Porém, a COI afirmou que deseja trabalhar com federações internacionais e confederações nacionais dos esportes para determinar isso. Além disso, eles pretendem incluir as desenvolvedoras dos games nessas discussões sobre eSports nas Olimpíadas. Afinal, é através dessas empresas que esses jogos são possíveis.

Quais são os jogos considerados eSports?

Fora do cenário Olímpico, existem diversos jogos que podem ser considerados eSports. O gênero que mais atrai o público é o FPS, por ser extremamente competitivo. Além disso, é esse gênero que conta com algumas das maiores competições do mundo. Os jogos considerados eSports mais populares são:

  • League of Legends;
  • Dota 2;
  • Counter-Strike: Global Offensive;
  • Fortnite;
  • VALORANT;
  • Overwatch 2;
  • Apex Legends.

Ademais, podemos citar o gênero de lutas que o eSports engloba. Alguns games muito conhecidos como Street Fighter e Mortal Kombat possuem seus próprios torneios ao redor do mundo. Já no próprio âmbito de esportes, FIFA e NBA 2K têm competições também.

Quais são os maiores torneios de eSports?

Existem diversas competições para cada gênero de jogo, porém, algumas atraem audiências virtuais e até presenciais de milhares de pessoas. Os maiores torneios até o momento são os seguintes:

  • Honor of Kings World Champion Cup (torneio de Honor of Kings);
  • The International (torneio de Dota 2);
  • Copa do Mundo Individual de Fortnite (torneio de Fortnite);
  • ESL One (torneio de jogos diversos);
  • Valorant Champions Tour (torneio de VALORANT).

Também pode interessar