O rugby, tradicional esporte inglês, pode ser praticado de diferentes maneiras. No Brasil, a modalidade vem ganhando cada vez mais adeptos. O país já revelou grandes talentos, assim como a ponta Mariana Nicolau. Em 2024, a atleta do São José Rugby vai disputar a sua primeira Olimpíada com a Seleção Brasileira.
História de Mariana Nicolau no rugby
O que começou como uma simples atividade nas férias escolares logo se tornou uma profissão. O primeiro contato de Mariana, natural de São José dos Campos, com o rugby foi no projeto social promovido pelo São José Rugby.
Em entrevista ao programa Parada dos Esportes, na rádio CBN Vale, a atleta contou que se apaixonou pelo esporte.
A garota acompanhava os treinos todos os dias no campo em frente à sua casa. Um dia, chamou os amigos para conhecerem a tão diferente modalidade.
Com o retorno às aulas, os colegas abandonaram o projeto, mas Mariana continuou firme. Em 2012, entrou no São José Rugby Clube e, no ano seguinte, se tornou jogadora profissional.
Assim, Mariana passou a competir no Campeonato Paulista e Brasileiro, mas precisava equilibrar os treinos com a sua rotina de estudos. As horas de treinos e o esforço deram resultado, já que a jovem foi convocada para a Seleção Brasileira de Rugby.
Contudo, por ser muito nova, ficou fora de alguns torneios. Somente em 2016 é que a atleta ganhou a oportunidade de entrar em campo em uma competição oficial.
Formada em Educação Física, a joseense jogou duas Olimpíadas com as Yaras, apelido da Seleção Brasileira de Rugby.
Conquistas da atleta
Com a equipe brasileira, Mariana Nicolau coleciona duas medalhas de ouro e uma de bronze. Em 2018, venceu os Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, e em 2022 em Assunção. A jogadora também representou a nação no Circuito Mundial de Sevens.
O Brasil conquistou o bronze em 2023, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, e a ponta esteve em campo. O elenco brasileiro terminou em segundo lugar na fase de grupos, com sete pontos, mas perdeu para os Estados Unidos na semifinal. Na briga pelo bronze, o time verde e amarelo derrotou as colombianas por 45-0.
O currículo de Mariana traz duas participações em Jogos Olímpicos: Tóquio 2020 e Paris 2024. Não foi convocada para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, mas torceu e acompanhou o desempenho das amigas.
Calendário do rugby nas Olimpíadas 2024
Inegavelmente, o time feminino de rugby do Brasil está no grupo mais difícil das Olimpíadas de Paris. Com França, Estados Unidos e Japão, as brasileiras terão que batalhar muito se quiserem brigar por um lugar no pódio. No total, 12 seleções competem no evento.
Os Estados Unidos são uma nação vitoriosa, porém a França é o adversário mais perigoso. Além de jogar em casa, a equipe francesa é a atual detentora da medalha de prata. Em Tóquio 2020, as francesas perderam para a Nova Zelândia na final.
O primeiro desafio da Seleção Brasileira vai ser no domingo, 28 de julho, contra a França. Depois, pega os Estados Unidos no mesmo dia e, na segunda-feira, 29 de julho, terá pela frente o Japão.
Acompanhe, então, a programação completa do rugby em Paris 2024:
- PRIMEIRA RODADA
- França x Brasil
- Data: domingo, 28/07
- Horário: 12h (de Brasília)
- Onde assistir: Globo, Sportv, Globoplay e CazéTV
- SEGUNDA RODADA
- Estados Unidos x Brasil
- Data: domingo, 28/07
- Horário: 15h (de Brasília)
- Onde assistir: Globo, Sportv, Globoplay e CazéTV
- TERCEIRA RODADA
- Japão x Brasil
- Data: segunda-feira, 29/07
- Horário: 10h (de Brasília)
- Onde assistir: Globo, Sportv, Globoplay e CazéTV