Nova Iorque é a cidade onde tudo acontece. No esporte não é diferente. O New York Rangers é uma das equipes fundadoras da National Hockey League (NHL) e também uma das mais tradicionais do esporte.
Com quatro títulos de Stanley Cup, os Rangers mandam seus jogos no mítico Madison Square Garden e possuem uma das maiores e mais fanáticas torcidas da liga.
Abaixo, veja o perfil do New York Rangers, com seus títulos, estatísticas e elenco atual.
A história do New York Rangers
De fato, como uma das franquias mais antigas da liga, o New York Rangers possui uma longa história no campeonato.
Primeiramente, a equipe de Nova Iorque foi fundada em 1926 pelo presidente do Madison Square Garden na época, Tex Rickard, buscando fazer frente ao New York Americans, equipe de hóquei que havia acabado de deixar o estádio.
Posteriormente, dois anos depois, o novo time venceu sua primeira Stanley Cup, derrotando o Montreal Maroons por 3 a 2.
Hoje, os Rangers são uma das franquias mais antigas ainda ativas na liga. Os nova-iorquinos fazem parte do “Original Six”, grupo de seis equipes que fez parte da NHL durante o período de estabilização da liga, entre 1942 e 1967.
Ademais, ao lado da equipe do Madison Square Garden, estão: Boston Bruins, Chicago Blackhawks, Detroit Blackwings, Montreal Canadiens e Toronto Maple Leafs.
Principais conquistas e feitos
O New York Rangers é tetracampeão da Stanley Cup. A primeira das vezes foi em 1928, seguida por uma taça em 1933, outra em 1940 e a mais recente em 1994.
A próxima temporada será a 98ª consecutiva da equipe de Manhattan. Na NHL desde 1926, a franquia acumula 63 aparições em playoffs, sendo o 5° ranqeuado nesse quesito em toda a liga.
Mesmo sendo um time de muita tradição, os Rangers passaram por grande momentos de seca de títulos em sua história.
Até os anos 1940, a equipe foi tricampeã da Stanley Cup e contou com diversas aparições em fases agudas da competição. Porém, depois desse período, o time passou mais de 50 anos sem títulos.
Posteriormente, em 1994, o New York Rangers quebrou o jejum de títulos sob o comando do técnico Mike Keenan. Para tal temporada, foram feitos muitos esforços financeiros para reforçar a equipe.
Inclusive, muitos jogadores do badalado Edmonton Oilers, que havia vencido 5 títulos nos anos 1980, foram contratados para vestir a camisa da equipe.
Entre eles, os principais foram Mark Messier, antigo capitão da equipe canadense, e Adam Graves, que marcou 52 gols naquela temporada, desbancando o recorde de Vic Hadfield, que era de 50 em uma só temporada.
Dias de hoje para o New York Rangers
Depois da última conquista em 1994, o New York Rangers passou por altos e baixos. Mesmo com muitos investimentos, como a contratação de Wayne Gretzky em 1996 e tantos outros exemplos, os nova-iorquinos ainda não conseguiram levantar o troféu novamente.
Em 2014, a equipe chegou a disputar a Stanley Cup, mas acabou sendo derrotada pelo Los Angeles Kings por 4 a 1.
Na última temporada (2023/24), os Rangers ficaram com o President’s Trophy, que é entregue à equipe com melhor pontuação na temporada regular.
Em seguida, o time venceu o Washington Capitals e o Carolina Hurricanes, mas acabou sendo derrotado na final da Conferência Leste para o Florida Panthers, que viria a se sagrar campeão da Stanley Cup.
Hoje, o principal jogador do elenco dos Rangers é o russo Artemi Panarin, que na última temporada regular marcou 49 gols vestindo a camisa do conjunto de Nova Iorque.