O Winnipeg Jets foi originalmente fundado em 1972 e entrou na National League Hockey, a NHL, em 1979. Porém, em 1996 a franquia foi realocada para Phoenix, no Arizona.
Desde então, a cidade de Winnipeg passou muitos anos sem um time profissional nas grandes ligas para chamar de seu. No entanto, em 2011 os Jets voltaram para a disputa de mais uma temporada da NHL.
Confira aqui abaixo um perfil do Winnipeg Jets com todos os títulos, as estatísticas e também seu elenco.
A história do Winnipeg Jets
Em dezembro de 1971, Winnipeg foi uma das cidades a serem escolhidas para ter um time na World Hockey Association, liga que tinha como objetivo fazer frente à NHL.
Nesse período, o Winnipeg Jets foi o time mais bem-sucedido da liga alternativa. Dentre as sete temporadas da história, os Jets foram aos playoffs em seis delas, chegando a cinco finais e vencendo três delas.
No entanto, por mais que a WHA tenha sido uma das mais bem-sucedidas tentativas de desafiar a supremacia da grande liga, em 1979 ela encerrou suas atividades.
Com isso, alguns times como Edmonton Oilers, Hartford Whalers, Quebec Nordiques e o próprio Winnipeg Jets se juntaram à National League Hockey no mesmo ano.
A entrada do time de Winnipeg na liga trouxe muita expectativa para a cidade. Em relação aos outros times da WHA, os Jets pareciam ser o time com o melhor nível técnico em comparação com as equipes da NHL.
O conjunto canadense realizou algumas partidas de exibição antes do início da temporada, animando os torcedores com o seu nível competitivo frente seus novos rivais.
Início difícil e mudanças
Porém, o início não foi dos mais fáceis. Em suas duas primeiras temporadas, a equipe de Manitoba não se classificou para os playoffs da Stanley Cup, ficando na 5ª colocação de sua divisão por duas temporadas consecutivas.
Depois disso, a equipe se tornou habitué em jogos de pós-temporada, mas sem alcançar a glória máxima em nenhum momento. Entre 1979 e 1996, ano da relocação para Phoenix, os Jets chegaram 11 vezes aos playoffs.
Finalmente, em 1996 o time mudou de Winnipeg para Phoenix, onde se transformou no Phoenix Coyotes, mais tarde rebatizado de Arizona Coyotes. O motivo da mudança foi financeiro e, apesar de uma forte movimentação da cidade de Winnipeg para que o time não se mudasse, isso acabou acontecendo em abril daquele ano.
Atualidade do time Winnipeg Jets
O atual Winnipeg Jets se estabeleceu em 2011, após a compra do Atlanta Thrashers, por parte de um grupo local de empresários.
Desde então, a equipe segue com a mesma sina dos Jets originais na NHL. Contudo, mesmo se classificando frequentemente aos playoffs da Stanley Cup, o time de Winnipeg ainda não venceu a pós-temporada.
O mais longe que os canadenses chegaram depois de voltarem a Manitoba foi a Final da Conferência Oeste de 2018, quando o time perdeu por 4 a 1 para o Vegas Golden Knights, time estreante que veio a ser vice-campeão da liga.
Apesar de não ser um time muito atrativo para grandes jogadores, atualmente, os Jets são um time competitivo na liga. Na última temporada da NHL, eles terminaram com a segunda melhor campanha na Conferência Oeste, mas perderam logo na primeira rodada dos playoffs.
Sua grande estrela atualmente é o goleiro Connor Hellebuyck. Desde 2015 nos Jets, Hellebuyck é um dos melhores da posição na liga.
Na última temporada, por exemplo, ele foi o 3° goleiro menos vazado de toda a liga, com uma média de 2.39 gols sofridos por jogo, ele ficou atrás apenas de Pyotr Kochetkov, do Carolina Hurricanes, e Sergei Bobrovsky, do atual campeão Florida Panthers.