Deiveson Figueiredo é um dos principais lutadores de UFC que representam nossa nação dentro do ringue. Também conhecido como o Deus da Guerra, possui um dos cartéis mais impressionantes entre lutadores brasileiros. Continue lendo e descubra qual foi a trajetória de Deiveson até ser tão vitorioso no UFC.
Qual a categoria do lutador Deiveson Figueiredo?
Atualmente, o lutador brasileiro está competindo no peso-galo. Também competiu na divisão dos moscas, sendo foi campeão da categoria por duas vezes. Desde 16 de abril de 2024, ele está classificado em 6º lugar no ranking dos galos do UFC.
Trajetória de Deiveson Figueiredo no UFC
O lutador brasileiro veio de Soure, Pará, Brasil, uma pequena cidade na ilha de Marajó. Por conta de seu pai, ele teve contato com o wrestling desde cedo, e praticava um tipo de luta chamado luta marajoara. Aos nove anos, seguiu os passos do pai e começou a lutar. Já no ensino médio, ele se mudou e começou a praticar capoeira.
Com 16 anos, Deiveson iniciou o treinamento em MMA sob a orientação do UFC Bantamweight Iuri “Marajó” Alcântara. Após isso, fez sua estreia profissional em fevereiro de 2012 contra Aluisio Ferreira, vencendo por finalização no primeiro round. Em suas seis disputas seguintes, lutou nos circuitos de MMA do Pará e Maranhão, enfrentando principalmente lutadores estreantes, com exceção de David Silva e Joel Silva.
No final de 2014, assinou com o Jungle Fight. Ele estreou na organização no Jungle Fight 75, vencendo Rayner Silva por nocaute no segundo round. Deiveson deveria lutar contra Jefte Brilhante, no Revelation FC 3, e Henrique Souza, no Revelation FC 4, porém, ambas as lutas foram canceladas.
Após uma pausa de 17 meses, Figueiredo lutou contra Antônio de Miranda no Jungle Fight 87 e venceu por finalização no primeiro round. Quatro meses depois, venceu Denis Araujo Oliveira por nocaute no segundo round durante o Jungle Fight 90.
Carreira no UFC
Figueiredo fez sua estreia no UFC em 3 de junho de 2017, vencendo Marco Beltran por nocaute. Nas lutas seguintes, ganhou de Jarred Brooks e Joseph Morales, ambos por nocaute técnico. Além disso, venceu John Moraga com outro nocaute. No entanto, sofreu sua primeira derrota para Jussier Formiga em março de 2019.
Recuperou-se com vitórias sobre Alexandre Pantoja e Tim Elliott. Além disso, em fevereiro de 2020, lutou pelo título dos moscas e venceu contra Joseph Benavidez por nocaute. Porém, ele não ganhou o cinturão devido a um excesso de peso. Em julho de 2020, derrotou Benavidez novamente por finalização para conquistar o título.
Deiveson Figueiredo defendeu seu cinturão contra Alex Perez e Brandon Moreno. O combate contra Moreno em dezembro de 2020 terminou em empate majoritário. Ele perdeu o título para Moreno em junho de 2021, mas o recuperou em janeiro de 2022 em uma trilogia. No entanto, perdeu o cinturão novamente para Moreno em janeiro de 2023.
Cartel de Figueiredo em 2024
Até o momento, Figueiredo possui 23 vitórias e apenas três derrotas, além de um empate. A maioria de suas vitórias é por finalização e nocaute, ambos sendo 39% de seu cartel. Vale notar que o lutador brasileiro está agendado para enfrentar Marlon Vera em agosto de 2024.