Número 11 do ranking dos pesos-leves do Ultimate Fighting Championship, Dan Hooker, também conhecido como “The Hangman”, tem uma base de fãs própria nas artes marciais mistas. O neozelandês é conhecido por suas lutas emocionantes e finalizações surpreendentes.
Mas o que também é espantoso é o fato de ele ter protagonizado combates épicos dentro dos ringues e cages. Dan Hooker estreou no MMA profissional em 2009, quando tinha apenas 19 anos. Seus primeiros foram equilibrados no quesito derrotas e vitórias, sem grandes destaques. Mas, em 2011, Hooker fez uma luta que marcou para sempre a história do peso-leve.
Em um evento amador, ele enfrentou Mark Creedy, um peso-pesado com cerca de 45 quilos a mais que ele. E não só isso: seguindo as regras do antigo Pride, um evento de MMA japonês em que golpes perigosos como chutes e joelhadas no solo eram permitidos. Embora a diferença de peso fosse substancial, uma boa técnica joga ao lado de quem a tem. Assim, Hooker derrotou Creedy no segundo round com um nocaute técnico.
A carreira no UFC
Mas este não foi o único feito espantoso do lutador. Dan Hooker estreou no UFC em 2014. Em seu primeiro evento no octógono, o neozelandês derrotou Ian Entwistle por nocaute ainda no primeiro round. No Ultimate, ele apresentou lutas impressionantes, derrotando nomes como os brasileiros Gilbert Burns, o Durinho, e Edson Barboza.
Em 2020, Hooker enfrentou o ex-campeão interino da categoria, Dustin Poirier, na luta principal do UFC Fight Night. Os dois travaram uma verdadeira guerra dentro do octógono, com cinco rounds de ataques e defesas que deixaram o público sem fôlego. No final, Poirier saiu vitorioso, ainda assim, a performance de Hooker foi aplaudida.
Sua última façanha, porém, foi em sua mais recente luta no UFC, em julho de 2023. Na ocasião, ele enfrentou Jalin Turner, derrotando-o por decisão dividida dos juízes. Na luta, o neozelandês pareceu ter machucado a mão, mas, na entrevista pós-evento, ele não deu muita importância, afirmando que foi apenas um leve machucado.
Contudo, pouco depois da avaliação hospitalar obrigatória, The Hangman compartilhou em suas redes sociais um raio-x da mão. Na imagem, é possível ver claramente que ele terminou o combate com uma fratura óssea no membro.
Dan Hooker: perfil e estatísticas
Vindo da City Kickboxing, a rotina de treinos de Dan Hooker mistura elementos do striking, wrestling e jiu-jitsu brasileiro. Assim, o neozelandês faz o perfil agressivo dentro do octógono, o que fica comprovado com suas 11 vitórias por nocaute e sete por finalização – sendo dois mata-leões, um armlock, três guilhotinas e um triângulo – em seu cartel de 23-12-0. Além disso, o lutador terminou 12 de seus confrontos ainda no primeiro round.
Confira abaixo os números completos do atleta:
Idade: 34 anos
Altura: 1,83 m
Peso: 70 kg
Alcance: 1,91 m
Cartel: 23-12-0 (V-D-E)
Vitórias: 11 por nocaute | 7 por submissão | 12 no primeiro round
Golpes significativos desferidos: 2.182
Golpes significativos conectados: 1.066
Taxa de efetividade: 49% | 5,08 golpes sig. conectados por minuto
Golpes por posição: 907 em pé | 93 no clinch | 66 no solo
Golpes por área: 666 na cabeça | 176 no corpo | 224 nas pernas