Início » Futebol » Campeonato Italiano » Ruan Tressoldi é destaque pelo Sassuolo no Campeonato Italiano e chama atenção de outros clubes

Ruan Tressoldi é destaque pelo Sassuolo no Campeonato Italiano e chama atenção de outros clubes

Publicado em:

Última atualização:

Aos 25 anos, Ruan Tressoldi Netto se tornou titular absoluto na defesa do Sassuolo. O zagueiro ex-Grêmio participou de 26 dos 38 jogos da equipe Neroverdi na Série A italiana da última temporada, chamando a atenção por sua velocidade e força nos duelos aéreos.

Veja a seguir algumas estatísticas e mais sobre a trajetória do zagueiro Ruan Tressoldi, do Sassuolo:

Ruan Tressoldi: início no Grêmio

Primeiramente, formado nas categorias de base do Grêmio, o gaúcho de Tramandaí se destacou pelo Imortal Tricolor desde sua chegada em 2017.

O zagueiro fez sua estreia pelo clube na 38ª rodada do Brasileirão daquela temporada, em uma derrota por 4 a 3 para o Atlético-MG na Arena Independência.

Desde então, ele acumulou participações pela equipe Sub-20 e Sub-23 do Grêmio. Até que, em 2020, Ruan fez alguns jogos pela Série A do Campeonato Brasileiro, ganhando espaço no elenco principal.

No ano de 2021, o defensor se firmou como peça importante do Grêmio, sendo Campeão Gaúcho como titular nos dois jogos da decisão contra o Internacional. Com boas atuações, ele seria titular em boa parte do restante da temporada.

Em seguida, disputou 23 partidas do Campeonato Brasileiro, sendo titular em 19 delas, com uma média de 1,4 interceptações por jogo e 4 partidas sem sofrer gols. 

Apesar, contudo, do rebaixamento do Grêmio naquela temporada do Brasileirão, Ruan se destacou por ser um zagueiro veloz e muito bom no jogo aéreo, com seus 1,87 m.

Em agosto daquele ano, nesse cenário, ele foi vendido para o Sassuolo, da Itália, por 5 milhões de euros, R$ 30,6 milhões na cotação da época. Porém, a equipe italiana concordou em emprestá-lo de volta ao Grêmio até dezembro, fim da temporada brasileira.

Destaque e titular absoluto na Itália

Logo em sua primeira temporada na Itália, Ruan disputou 12 partidas pelo Sassuolo. Dessas, dez foram pelo Campeonato Italiano, entrando no decorrer das partidas e duas fora pela Coppa Italia.

O zagueiro foi titular tanto na vitória contra o Cagliari nas oitavas de final quanto na eliminação nas quartas para a Juventus.

Na temporada seguinte, Tressoldi foi titular em 21 dos 38 jogos da equipe na Série A, vindo do banco em mais um deles.

Já na última temporada do futebol italiano, participou de 29 partidas pelos Neroverdi, tendo uma média de 3.1 bolas recuperadas por jogo e 2.5 desarmes por jogo.

Além disso, o zagueiro se destacou ao ser considerado um dos zagueiros mais rápidos do mundo. Um levantamento feito pela CIES Football Observatory aponta Ruan Tressoldi como o segundo zagueiro com maior média de aceleração do mundo.

A aceleração no futebol é medida pelas corridas de pelo menos 0,7 segundos a 10,8 km por hora. A lista dos 5 melhores nesse quesito ainda possui mais um brasileiro. A seguir, confira:

  1. Danilo (Juventus);
  2. Ruan Tressoldi (Sassuolo);
  3. Davinson Sánchez (Galatasaray);
  4. Otávio (Porto);
  5. Saul Coco (Las Palmas).

Por conta desse destaque no futebol da Itália, o zagueiro ex-Grêmio se tornou alvo de diversos clubes, incluindo o Corinthians.

Recentemente, o Timão demonstrou interesse em contar com o atleta de 25 anos em seu plantel. No entanto, as negociações ainda não avançaram.