A cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, é representada pela Unifacisa Basquete na NBB, a mais importante liga da modalidade no Brasil. Inspirada pelo Boston Celtics, a equipe saltou do cenário estadual para a elite nacional e, hoje, figura ao lado de gigantes do país. Sendo assim, acompanhe o texto para conhecer a historia, o elenco e os títulos do grupo.
O time de Campina Grande foi fundado em 2 de fevereiro de 2012, sob a identidade de Associação Atlético Unifacisa, com as cores azul, branco e laranja. Todos os jogos são disputados na Arena Unifacisa, com a participação em peso da torcida e também do mascote Jack. O Fortaleza foi o primeiro clube do Nordeste a protagonizar o torneio, seguido pelo Unifacisa.
Quantas NBB o Unifacisa tem?
Por incrível que pareça, o Unifacisa Basquete nunca venceu a NBB. Mas, por outro lado, a equipe paraibana possui muitas estatuetas expostas em sua sede. Certamente, o título mais importante da coleção é da Supercopa do Brasil, conquistada em 2017, contra o Cerrado.
O grupo de Campina Grande é hexacampeão estadual (2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018) e bicampeão da Copa do Nordeste (2016 e 2017). Além disso, a equipe também ganhou a Liga Paraibana uma vez, em 2017.
Outro triunfo do Unifacisa é o bicampeonato do JUB’s, torneio universitário, em 2016 e 2017. Ademais, a lista também inclui a vitória na Liga Ouro em 2019, importante porque garante o acesso até a Liga Nacional de Basquete.
Elenco do time do Unifacisa de Basquete
O plantel do Unifacisa Basquete é constituído por 12 atletas. São oito brasileiros e quatro estrangeiros, sendo um argentino e três norte-americanos. É comum que jogadores dos Estados Unidos façam o intercâmbio no continente sul-americano antes de brigarem pela vaga na NBA.
Rodrigo Galego é o atual treinador do Unifacisa na NBB. Ele chegou no elenco de Campina Grande em 2022 para ser assistente de César Guidetti. O técnico acumula o título da Liga de Basquete Feminino, conquistado com o Sampaio em cima do Vera Cruz/Campinas. Galego assumiu o cargo principal do Unifacisa no fim da temporada 2023.
Os destaques do elenco são Trevor Gaskins e Matias Solanas, enquanto Delph é considerado a principal contratação do clube para a temporada 2024/25. Entretanto, a saída de André Góes foi lamentada pelos torcedores, já que era uma peça importante.
Conheça, então, o time completo do Unifacisa Basquete:
Armador: | Trevor Gaskins, Augusto Cabral e Lucas Cardoso |
Ala-armador: | – |
Ala: | Delph, Matias Solanas, Christian Alaekwe e Matheus Ferreira |
Ala-pivô: | Antônio e Rafael Rachel |
Pivô: | Gerson, Serjão e Guilherme Hubner |
Desempenho do Unifacisa no NBB
O Unifacisa coleciona seis participações na NBB, mas nunca venceu nenhuma. Inclusive, as quartas de final foi o mais longe que a equipe conseguiu chegar em toda a sua história.
O clube conquistou o acesso à elite do basquete brasileiro pela primeira vez em 2019. Em sua temporada de estreia, o time acabou a primeira fase da NBB em 10º lugar, com 13 vitórias e 14 derrotas, além dos 40 pontos em toda a jornada.
Apesar das poucas edições disputadas, o grupo possui um histórico exemplar. Só ficou fora dos playoffs uma vez, isto é, o ano em que estreou na NBB. Os responsáveis por eliminarem o Unifacisa nas etapas eliminatórias foram o Mogi, Minas, Franca e o São Paulo, respectivamente.
Se você chegou até aqui, já sabe que o Unifacisa nunca jogou a final da NBB. Então, chegou a hora de saber qual é o retrospecto do clube entre as participações na liga de basquete nacional:
- 2019/20: 10º na classificação da primeira fase;
- 2020/21: oitavas de final;
- 2021/22: quartas de final;
- 2022/23: quartas de final;
- 2023/24: oitavas de final.