O Brasil tem um desafio e tanto nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Isso porque a seleção canarinha de basquete divide o grupo B com grandes potências do esporte: Alemanha, Japão e também, a França – os donos da casa este ano. A seleção francesa de basquete vem com tudo para melhorar sua atuação em relação à edição passada do evento.
Em Tóquio 2020, o time de casa fez uma excelente campanha e terminou com a medalha de prata, perdendo a final para os Estados Unidos. Desta vez, eles não querem fazer feio. O Brasil precisará de foco, uma vez que a seleção verde e amarela está há oito anos sem disputar uma Olimpíada. Aliás, sua estreia nesta edição dos Jogos Olímpicos é exatamente contra a França, no dia 27 de julho.
Veja a seguir o que esperar dos rivais da terra do croissant.
Os convocados da seleção francesa de basquete
O Comitê Olímpico e Esportivo Nacional da França e o técnico Vincent Collet – treinados tanto da equipe masculina quanto da feminina – revelou ainda no começo de julho a lista dos 12 atletas convocados para defender o país no basquete 5×5.
Entre os nomes estão jogadores de peso como Victor Wembanyama, que joga na NBA pelo San Antonio Spurs e é considerado um dos grandes destaques da nova geração do esporte. Além dele, a lista conta também com Rudy Gobert, considerado o melhor defensor da NBA jogando pelo Minnesota Timberwolves, além de Nicolas Batum, do Philadelphia 76ers, e Evan Fournier, do Detroit Pistons.
A lista completa dos convocados é a seguinte:
- Andrew Albicy (Gran Canaria – Espanha)
- Nicolas Batum (Philadelphie Sixers – NBA)
- Isaïa Cordinier (Virtus Bologne – Itália)
- Bilal Coulibaly (Washington Wizards – NBA)
- Nando De Colo (LDLC ASVEL)
- Evan Fournier (Detroit Pistons – NBA)
- Rudy Gobert (Minnesota Timberwolves – NBA)
- Mathias Lessort (Panathinaïkos – Grécia)
- Frank Ntilikina (Charlotte Hornets – NBA)
- Matthew Strazel (AS Monaco)
- Victor Wembanyama (San Antonio Spurs – NBA)
- Guerschon Yabusele (Real Madrid – Espanha)
Estatísticas do basquete francês em Tóquio 2020
Na última edição dos Jogos Olímpicos, a seleção francesa de basquete estreou contra os Estados Unidos, vencendo por 83-76. Em seguida, o time continuou vencendo, avançando até as finais do torneio. A única partida que a França perdeu na Olimpíada de Tóquio foi exatamente a final, quando enfrentou novamente os Estados Unidos e foi derrotada pelo placar de 82-87.
O maior pontuador do evento foi Evan Fournier, que marcou 112 pontos, seguido de Nando de Colo, com 81 pontos marcados. Fournier – convocado para a edição de Paris 2024 – também foi quarto maior pontuador da Olimpíada, ficando atrás de Kevin Durant, dos Estados Unidos, Patty Mills, da Austrália, e Luka Dončić, esloveno que marcou 143 pontos.
Títulos da seleção francesa de basquete
Atualmente em nono lugar no Ranking Geral da Federação Internacional de Basquete (FIBA), a França tem 11 participações olímpicas, com três medalhas de prata. Além disso, no Campeonato Europeu Masculino, são 39 participações, um ouro, três pratas e seis bronzes. Por fim, dos nove mundiais que disputou, a seleção francesa de basquete ganhou três bronzes.