Em setembro começa a pré-temporada 2024/25 da National Hockey League (NHL), mais famosa liga de hóquei no gelo dos Estados Unidos e uma das mais antigas e prestigiadas ligas desportivas do mundo. Fundado em 1917, o torneio reúne times tanto dos Estados Unidos quanto do Canadá — dois países em que o esporte é extremamente popular.
Contudo, cada vez mais o hóquei no gelo conquista fãs e atletas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Assim, antes de entrar em detalhes sobre a NHL, entenda a seguir como funciona o esporte para depois saber tudo da liga.
Primeiros passos na NHL: o que é hóquei no gelo
Como o nome sugere, o hóquei no gelo é um esporte derivado do hóquei tradicional, jogado na grama. Assim, acredita-se que a modalidade tenha surgido no Canadá, entre o final do século XVIII e início do 19, como forma de continuar jogando mesmo no rigoroso inverno do norte do continente americano.
Então, muito embora seja jogado o ano inteiro, ele é considerado um esporte de inverno. Assim, a temporada oficial da NHL, por exemplo, só começa em outubro, em pleno outono no hemisfério Norte. Além de Canadá e Estados Unidos, Rússia, Suécia, República Tcheca e Finlândia completam a lista dos seis países que dominam o esporte.
O jogo é relativamente simples: duas equipes entram na pista com o objetivo de mandar um disco de borracha para o gol utilizando, para isso, tacos. Cada equipe, então, é formada por seis integrantes: cinco na linha de ataque e defesa mais um goleiro. As substituições entre reservas e titulares são constantes e ilimitadas. Assim, ao final de três períodos, vence aquele time que tiver feito mais gols.
Uma vez que o hóquei é um esporte de contato, os equipamentos de proteção individual são muitos. O principal é o capacete. Contudo, os jogadores também utilizam protetores bucais, nos ombros e pescoço, além de cotoveleiras, joelheiras, caneleiras e luvas. Por cima de tudo isso, vão os uniformes das equipes.
Os tacos — ou sticks — são feitos em diferentes materiais e possuem tamanho personalizado para se adequarem ao jogador. Enquanto isso, os patins têm uma lâmina ligeiramente mais curvada que os de patinação artística, por exemplo. Por fim, o disco, chamado puck, é feito em borracha vulcanizada.
Como funciona a National Hockey League
Ao todo, 32 times disputam a NHL, sendo 25 dos Estados Unidos e sete do Canadá. Além disso, de forma similar à NBA, as equipes são separadas em Conferências que, por sua vez, apresentam diferentes divisões.
Ao traçar uma linha imaginária do Norte do Canadá ao Sul dos Estados Unidos, têm-se as duas Conferências da NHL: a Leste e a Oeste. Cada uma delas conta com as seguintes divisões:
Conferência Leste
Divisão Metropolitana
- Carolina Hurricanes
- Columbus Blue Jackets
- New Jersey Devils
- New York Islanders
- New York Rangers
- Philadelphia Flyers
- Pittsburgh Penguins
- Washington Capitals
Divisão Atlântico
- Boston Bruins
- Buffalo Sabres
- Detroit Red Wings
- Florida Panthers
- Montréal Canadiens
- Ottawa Senators
- Tampa Bay Lightning
- Toronto Maple Leafs
Conferência Oeste
Divisão Central
- Chicago Blackhawks
- Colorado Avalanche
- Dallas Stars
- Minnesota Wild
- Nashville Predators
- St. Louis Blues
- Utah Hockey Club
- Winnipeg Jets
Divisão Pacífico
- Anaheim Ducks
- Calgary Flames
- Edmonton Oilers
- Los Angeles Kings
- San Jose Sharks
- Seattle Kraken
- Vancouver Canucks
- Vegas Golden Knights
A competição é dividida em pré-temporada, temporada regular e playoffs, que é a fase eliminatória. Dessa forma, todos os times se enfrentam na fase regular e a quantidade de jogos depende da divisão e da conferência em que ele se encontra.
Em seguida, os oito melhores times do Leste e do Oeste avançam para a fase dos playoffs, em que as equipes enfrentam apenas adversários da mesma Conferência. As eliminatórias seguem a lógica de melhor de sete partidas, ou seja, avança aquele que ganhar quatro partidas primeiro. Em seguida, os dois melhores times de cada conferência se enfrentam na final, chamada de Copa Stanley.
A pré-temporada acontece em setembro. Em seguida, a temporada regular costuma ter início no começo de outubro e se estende por nove meses, indo até meados de junho. Ao todo, são 82 jogos. Em 52 deles, as equipes enfrentam rivais da própria Conferência e, em outros 30, times de fora dela. Mas de qualquer forma, todas as partidas somam pontos para a classificação divisional e da Conferência.
Já nos playoffs, as equipes que chegam até a final podem disputar até 28 partidas, a depender da evolução da temporada. A final da NHL, chamada Stanley Cup, também segue a lógica de melhor de sete, e a equipe vencedora é aquela que ganha quatro partidas primeiro. Mas o troféu da NHL também recebe o nome de Stanley Cup.
Os maiores campeões da NHL
Com 24 títulos, os canadenses do Montreal Canadiens são os maiores vencedores da NHL, com um troféu conquistado, inclusive, em 1916, antes de a liga ser institucionalizada. A equipe está no topo da lista com folga, uma vez que o segundo maior vencedor, o Toronto Maple Leafs, tem “apenas” 13 Cup Stanleys.
A seguir, veja a lista dos campeões da NHL:
- Montreal Canadiens (24)
- Toronto Maple Leafs (13)
- Detroit Red Wings (11)
- Boston Bruins (6)
- Chicago Blackhawks (6)
- Edmonton Oilers (5)
- Pittsburgh Penguins (5)
- New York Islanders (4)
- New York Rangers (4)
- Ottawa Senators (4)*
- New Jersey Devils (3)
- Tampa Bay Lightning (3)
- Colorado Avalanche (3)
- Los Angeles Kings (2)
- Philadelphia Flyers (2)
- Montreal Maroons (2)*
- Anaheim Ducks (1)
- Calgary Flames (1)
- Carolina Hurricanes (1)
- Dallas Stars (1)
- St. Louis Blues (1)
- Washington Capitals (1)
- Vegas Golden Knights (1)
- Seattle Metropolitans (1)
- Vancouver Millionaires (1)
- Victoria Cougars (1)
Mas vale destacar que tanto o Ottawa Senators quanto o Montreal Maroons foram extintos. Apesar de o Senators ter sido refeito, os títulos não são da franquia atual, mas sim, da equipe que não existe mais.