Início » Futebol » Clássico da Saudade: retrospecto entre Santos x Palmeiras na história do futebol

Clássico da Saudade: retrospecto entre Santos x Palmeiras na história do futebol

Publicado em:

Última atualização:

No futebol, o encontro entre Santos e Palmeiras é conhecido como o Clássico da Saudade. A rivalidade é uma das mais antigas rivalidades do estado de São Paulo, onde os duelos vão válidos em competições nacionais e internacionais.

De um lado, o clube que revelou Rei Pelé para o mundo, enquanto do outro está o maior campeão brasileiro. Mas quem tem mais vitórias no confronto? Confira o histórico completo.

O embate entre Palmeiras e Santos foi apelido “Clássico da Saudade” em referência aos craques nos dois lados, especialmente entre o fim da década de 1950 e 1970. O time do litoral paulista tinha Pelé, Pepe, Coutinho e Dorval, um dos maiores elencos de todos os tempos. Já o alviverde contava com a famosa Academia de Futebol, com estrelas como Djalma Dias, Ademir, Julinho e Servílio.

Apesar da hostilidade entre os torcedores e do clima intenso quando os jogadores estão em campo, o Santos não é o maior adversário do Palmeiras na modalidade. Na realidade, o clube verde cultiva uma forte e histórica rivalidade com o Corinthians.

Quem tem mais vitórias no Clássico da Saudade?

O Palmeiras tem ampla vantagem no Clássico da Saudade contra o Santos. O alviverde venceu 152 confrontos, empatou 92 e perdeu 108 para o Peixe, no total de 352 encontros. As partidas são válidas pelo Campeonato Paulista, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Torneio Rio-São Paulo e em competições já extintas.

Aliás, em toda a história do duelo, o Palmeiras também balançou a rede mais vezes, com 588 contra 487 do Peixe.

Tudo começou em 1916, quando o Palestra Itália e o Santos estiveram frente a frente na Chácara da Floresta, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. Com gols de Severino, Bertolini e Bianco Gambini, o alviverde saiu de campo com a vitória por 4 a 2.

É importante ressaltar que os dados disponíveis no artigo são contabilizados até julho de 2024. Como o Santos está na Série B do Campeonato Brasileiro e não participa da Copa do Brasil, o Verdão mantém a supremacia, já que não há compromissos na temporada.

Retrospecto no Paulistão

No Campeonato Paulista, o Palmeiras venceu 98 dos 198 Clássicos da Saudade, empatou 45 empates e perdeu 55 do Santos. No quesito gols, o Verdão também leva a melhor, com 353 gols marcados e 259 sofridos para o Peixe.

Os elencos já se enfrentaram em 11 finais do Paulistão: 1927, 1935, 1950, 1959, 1961, 1964, 1965, 1969, 1973, 2015 e 2024, sendo sete títulos do Santos e quatro do Palmeiras.

Quem venceu mais vezes no Brasileirão?

A história é diferente no Campeonato Brasileiro. Aqui, a vantagem é do Peixe, com 29 triunfos, 27 empates e 25 derrotas para o Palmeiras, totalizando 81 jogos. O clube da Baixada Santista marcou mais gols no torneio nacional, sendo 107 contra 102.

Porém, o Verdão é quem mais coleciona títulos do Brasileirão: 12 contra oito.

Mais vitórias na Copa do Brasil no Clássico da Saudade

São apenas quatro duelos entre Santos e Palmeiras na Copa do Brasil, incluindo uma final eletrizante. Cada lado soma uma vitória, além de dois empates.

Os times disputaram a semifinal em 1998. Ademais, mais tarde, decidiram a taça da competição mais democrática do futebol brasileiro. Na volta, os pênaltis determinaram que o Verdão levaria o troféu e a premiação para casa.

No total, o Palmeiras tem quatro taças, enquanto o Santos contabiliza uma.

Quem venceu mais no Allianz Parque?

O Palmeiras domina as estatísticas dentro de casa, no Allianz Parque. Desde 19 de novembro de 2014, o espaço recebe todos os jogos com mando de campo do elenco paulista.

Em 15 confrontos, o alviverde soma 11 vitórias, três empates e uma derrota. Além disso, balançou as redes 22 vezes e tomou 11.

Retrospecto na Vila Belmiro

No Clássico da Saudade, é claro que o Santos é quem mais venceu na Vila Belmiro. Em 113 encontros, o Peixe saiu de campo com os três pontos em 48 ocasiões, além de 21 empates e somente 45 derrotas para o Palmeiras.

Em gols, o time que revelou Neymar está em desvantagem: fez 176 e sofreu 183 do grupo verde.

Maiores goleadas do Clássico da Saudade

Certamente, o que não falta no Clássico da Saudade são gols. Em toda a história, as duas equipes aplicaram goleadas por diferentes épocas e campeonatos. Porém, o retrospecto indica que o Palmeiras é o dono da maior goleada de todos os tempos.

Em 1932, no Campeonato Paulista, o alviverde venceu o oponente por 8 a 0, dentro de sua casa. Antes disso, o reinado era, de fato, do Santos, que havia derrotado o rival por 7 a 0, em amistoso.

Confira, então, as principais goleadas da história no Clássico da Saudade:

  • Santos 7 x 0 – amistoso – 1915;
  • Palmeiras 8 x 0 Santos – Paulistão – 1932;
  • Palmeiras 7 x 1 Santos – Torneio Rio-São Paulo – 1965;
  • Palmeiras 6 x 0 Santos – Paulistão – 1965;
  • Santos 0 x 6 Palmeiras – Paulistão – 1996;
  • Santos 5 x 1 Palmeiras – Brasileirão – 2006;
  • Palmeiras 4 x 0 Santos – Brasileirão – 2015.