Início » Lutas » UFC » Johnny Walker no UFC: trajetória e estatísticas do lutador brasileiro

Johnny Walker no UFC: trajetória e estatísticas do lutador brasileiro

Publicado em:

Última atualização:

Carregar o legado e a tradição do Brasil no MMA não é fácil, mas Johnny Walker desempenha muito bem essa função. Em 2018, o carioca ganhou a chance de mostrar todo o potencial no reality show Contender Series Brasil. Seu estilo e a qualidade na trocação de socos e chutes deram à Johnny Walker o contrato no UFC.

O brasileiro ainda não tem o cinturão meio-pesado. No momento, o desejo de Walker é entrar para o TOP 5 da categoria.

Carreira de Johnny Walker no UFC

De Belford Roxo para o mundo. Johnny começou a treinar artes marciais muito cedo. O empenho e a determinação lhe fizeram chegar à faixa marrom em jiu-jitsu, além do campeonato mundial da CBJJO, a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico.

Do jiu-jitsu, seguiu para o MMA. No meio do caminho, o jovem terminou a faculdade de Engenharia e começou a trabalhar na área. Porém, o que Johnny realmente queria era lutar.

Em seu primeiro desafio como profissional, Johnny só precisou de um minuto para vencer. Nocauteou Francisco Francisco ainda no primeiro round, segundo o portal Sherdog.

O resultado deu ao atleta novas chances em eventos de luta, mas também a oportunidade de competir no The Contender Series. Organizado por Dana White, o objetivo do programa é revelar novos talentos do MMA e, ao fim, oferecer o contrato do UFC.

No episódio dois, Walker impressionou os jurados e também a produção. Após três rounds, venceu Henrique da Silva por decisão unânime em três rounds. Foi contratado pelo UFC em 2018 para integrar o alto escalão brasileiro.

Estatísticas do lutador

O cartel de Johnny Walker tem 21 vitórias, nove derrotas e um empate. São 16 vitórias por nocaute, três por finalização — dois mata-leões e uma guilhotina. Além disso, o lutador saiu vitorioso ainda no primeiro round em 17 vezes.

Walker ainda não se qualificou para a disputa por cinturão. Por outro lado, já foi main event do UFC três vezes em Las Vegas.

Johnny Walker coleciona 730 golpes significativos, mas apenas 390 conectados. Foram 275 em pé, 78 no solo e 37 no clunch. O brasileiro tem três tentativas em quedas, mas nenhuma foi aplicada.

Entre o total de golpes desferidos, o atleta acertou 207 na cabeça, 43 no corpo e 140 nas pernas.

Estreia de Johnnie Walker no UFC

O brasileiro entrou para o time do Ultimate Fighting Championship em 2018, após mostrar o talento no Dana White’s Contender Series. Em agosto, Johnny Walker entrou no octógono mais famoso do mundo pela primeira vez, no UFC Fight Night, na cidade de Buenos Aires. Johnny foi superior em todo o confronto e, ainda no primeiro round, nocauteou Khalil Rountree Jr.

Quantas lutas Johnnie Walker perdeu?

Walker perdeu apenas nove batalhas, mas apenas seis aconteceram no UFC. Sendo assim, o lutador perdeu por nocaute em seis delas, enquanto as outras três foram decididas por submissão (mata-leão) e decisão unânime dos juízes.

O que aconteceu na luta contra Ankalaev?

Foram meses de preparação até o UFC 294 em outubro de 2023, realizado na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Johnny encarou o russo Magomed Ankalaev, no peso meio-pesado, pelo card principal.

Os dois mal tiveram tempo de se cumprimentar. Isso porque Walker recebeu um golpe ilegal de Ankalaev, mas o russo não teve a intenção de acertar o oponente. Mesmo assim, a situação resultou em dor de cabeça para Dana White. Após o médico impedir o brasileiro de continuar lutando, o confronto foi declarado como no contest ainda no primeiro round.

Os dois se reencontraram para uma revanche em janeiro de 2024, com nocaute de Ankalaev sobre Walker no segundo round.