Quem vê os 83 quilos de Anthony Hernandez distribuídos em seus 1,83m de altura pode não acreditar que seu apelido seja “Fluffy”, algo como “Fofinho” em português. Segundo o atleta, ele ganhou o nome ainda criança, porque era gordinho. Mas quem acompanha a carreira do lutador sabe que, de fofo, mesmo, só o apelido. Isso porque ele costuma ser feroz dentro do octógono.
Hernandez, que hoje tem 30 anos, começou a treinar quando tinha apenas 15, ou seja, ele passou metade de sua vida dedicando-se ao esporte. No início, tudo era uma brincadeira para um grupo de adolescentes entediados que batiam uns nos outros em casa, mas logo Anthony entrou para uma academia de luta e o resto virou história.
Em 2014, o norte-americano entrou para o mundo das artes marciais mistas profissionalmente, enfrentando Trey Williams em seu primeiro desafio. E bastaram 51 segundos para que Fluffy nocauteasse seu oponente e o MMA soubesse que um potencial campeão estava chegando.
Depois da estreia, Anthony Hernandez teve quatro vitórias sucessivas, que culminaram na primeira disputa de cinturão de sua carreira, em 2018. O californiano disputou o título dos médios do Legacy Fighting Alliance (LFA) com Brendan Allen, saindo vitorioso após uma decisão unânime dos juízes.
No mesmo ano, Fluffy teve a oportunidade de participar do Dana White’s Contender Series. Era a sua chance de impressionar o chefão do UFC. Embora sua luta contra Jordan Wright tenha terminado sem resultado, o lutador conseguiu seu sonhado contrato com o Ultimate.
A estreia no octógono veio com uma derrota por submissão para Markus Perez, mas logo ele se recuperou. Sua vitória mais recente foi em fevereiro de 2024, quando venceu Roman Kopylov por submissão ainda no segundo assalto.
Perfil e estatísticas de Anthony “Fluffy” Hernandez
Vindo da equipe MMA Gold Fight Team, Hernandez é famoso pelo seu jiu-jitsu. Ou seja, sempre que tem a oportunidade, ele prefere levar a luta para o chão, onde pode usar toda sua potência de peso-médio no ground and pound para, em seguida, tentar finalizar seu oponente. Não à toa que, das 12 vitórias de seu cartel de 12-2-0, oito tenham sido por finalização.
Atualmente ocupando o número 14 do ranking da sua categoria de peso, Anthony também tem duas vitórias por nocaute e venceu cinco lutas ainda no primeiro round. Dos 508 golpes significativos (socos, chutes, joelhadas e cotoveladas) que Anthony Hernandes desferiu em seus adversários, 302 acertaram o rival.
Com isso, o californiano tem uma taxa de striking de 59% e uma média de 4,3 golpes conectados por minuto. Inclusive, suas lutas duram, em média, 07m48. Fluffy costuma aplicar seus golpes em pé: foram 150 nesta posição, enquanto ele desferiu apenas 53 no clinch e outros 99 no solo, ou seja, no ground and pound.
Como é de se esperar, a cabeça do rival é o alvo favorito do atleta, que aplicou 257 de seus golpes significativos nessa região do oponente, enquanto 35 foram direcionados ao tronco e apenas dez acertaram as pernas.
Até o momento, Anthony Hernandez nunca disputou um cinturão no Ultimate, mas à medida que for subindo no ranking da categoria, ele se aproxima mais da oportunidade de tentar se tornar campeão do UFC.