Início » Lutas » UFC » Confira a trajetória do lutador neozelandês Robert Whittaker

Confira a trajetória do lutador neozelandês Robert Whittaker

Publicado em:

Última atualização:

Um dos lutadores de UFC (Ultimate Fighting Championship) mais bem-sucedidos, Robert Whittaker é um atleta neozelandês com habilidades de luta muito interessantes. Com noções de karatê, boxe e Jiu-Jitsu Brasileiro (JJB), ele aplica suas técnicas tanto em pé quanto no chão, sendo um adversário difícil de dominar. Saiba mais sobre a trajetória de Whittaker abaixo!

Carreira de Robert Whittaker

Nascido em 20 de dezembro de 1990 em Otahuhu, Nova Zelândia, Robert Whittaker é um lutador que iniciou no mundo da luta ainda muito cedo na escola Karate Goju-Ryu. Mais tarde, ele se mudou para a Austrália. Rapidamente, Whittaker se destacou no esporte, conquistando a faixa preta e, posteriormente, fez a transição para o MMA, subindo para a categoria profissional em 2009. Sua grande chance de obter sucesso veio ao vencer a divisão dos pesos meio-médios do “The Ultimate Fighter: The Smashes“, de 2012, quando derrotou Brad Scott na final.

Ascensão através das categorias

Ainda no estágio inicial de sua carreira no UFC, Robert Whittaker enfrentou diversos desafios. Apesar de vitórias importantes contra Colton Smith e Mike Rhodes, por exemplo, ele experimentou derrotas difíceis para Court McGee e Stephen Thompson. Após resultados mistos na divisão dos meio-médios, Whittaker decidiu subir para a categoria dos médios em 2014.

Nos médios, então, Robert Whittaker encontrou seu ritmo, tendo performances memoráveis e acumulando vitórias contra os principais nomes. Aliás, os triunfos em cima de Clint Hester, Brad Tavares e Derek Brunson mostraram sua melhora no quesito velocidade e resiliência, bem como capacidade de adaptação.

Campeão peso-médio do UFC

O momento decisivo de Robert Whittaker veio mesmo em 2017, quando lutou contra Yoel Romero pelo título interino dos médios no UFC 213. Apesar de uma lesão no joelho durante a luta, Whittaker garantiu uma vitória por decisão unânime, tornando-se o primeiro lutador nascido na Austrália ou na Nova Zelândia a ganhar um título do UFC.

Mais tarde naquele ano, Robert Whittaker foi promovido a campeão indiscutível após Georges St-Pierre desocupar o pódio por conta de problemas de saúde. Posteriormente, ele defendeu com sucesso seu título em uma revanche contra Yoel Romero no UFC 225. De acordo com críticos, essa já é considerada uma das maiores lutas do peso-médio na história do UFC.

Estilo de luta de Robert Whittaker

O estilo de luta de Robert Whittaker é uma mistura de várias disciplinas de artes marciais, sendo que ele combina karatê com fundamentos de boxe, criando uma técnica diferente, porém eficaz. Além disso, o lutador é conhecido por um trabalho de pés que chama atenção, bem como velocidade e capacidade de golpes à distância.

Robert Whittaker também possui habilidades defensivas interessantes, sustentando uma taxa significativa de defesa de golpes e de quedas, o que o torna um lutador difícil de derrubar e controlar no chão. Aliás, no chão, Whittaker faz um grande trabalho, pois também possui base no JJB, como dito anteriormente, no qual é faixa preta. Como resultado, acaba conseguindo várias vitórias por finalização.

Retrospecto recente

Em 17 de fevereiro de 2024, Robert Whittaker enfrentou Paulo Costa como uma das lutas do UFC 298. Logo no primeiro round, o lutador recebeu um chute na cabeça, mas conseguiu se recuperar. No final, venceu a luta por unanimidade. Posteriormente, Whitakker lutaria contra Khamzat Chimaev em 22 de junho de 2024. No entanto, o seu adversário teve um problema de saúde e teve de se retirar da luta. O neozelandês duelou, então, com Ikram Aliskerov, o qual derrotou por nocaute no primeiro round.