A Ásia, de forma geral, é conhecida por ser o continente das artes marciais. Logo, não é surpresa que países como Japão e China possuam vários representantes em torneios de MMA, e o UFC não é exceção. No caso, uma das figuras da região que vem tendo grande destaque é a lutadora chinesa Yan Xiaonan. Atual número 2 do mundo no ranking do peso-palha e ocupando a décima posição no ranking de peso-por-peso, seu recorde é atualmente um dos melhores de toda a modalidade.
Veja o texto a seguir caso você queira saber mais sobre ele. Além disso, confira outros aspectos da lutadora, como o seu início de carreira dentro do esporte.
O início da trajetória de Yan Xiaonan
Yan Xiaonan nasceu na província de Liaoning, na China, em 1989. O seu interesse pelo mundo luta começou desde cedo, quando passou a treinar Sanda, conhecido como boxe chinês, na Universidade de Esportes de Xi’an. Com isso, seu técnico Zhao Xuejun, em 2009, a incentivou a entrar em um programa de artes marciais.
A sua estreia, aliás , foi naquele mesmo ano contra Jin Tang, sua compatriota da mesma Universidade. Segundo os registros, ela acabou vencendo a luta em meros 29 segundos.
A partir daí, Xiaonan virou destaque no mundo do MMA e se tornou uma das grandes figuras chinesas na modalidade. Chegando a participar de torneios como Road FC, WKF e IWFC Beat365.
Seu estilo de luta é agressivo, com golpes potentes e rápidos. Além disso, a atleta prefere que a luta aconteça no chão.
Entrada no UFC
Embora sua trajetória no esporte tenha quase 15 anos, Xiaonin entrou no UFC apenas em 2017. Ela foi a primeira mulher lutadora do país chinês a ser inscrita dentro da organização.
Sua primeira oponente foi a americana Kailin Curran, no evento UFC Fight Night: Bisping vs. Gastelum realizado em Xangai em novembro. No duelo, Yan Xiaonan levou a melhor e venceu por decisão unânime, um prelúdio para o que viria a seguir, já que conquistaria seis vitórias seguidas em partidas do evento.
Ela só seria parada novamente em 2021 por outra americana, Carla Esparza. Depois disso, Xiaonan perdeu novamente, dessa vez para a brasileira Marina Rodriguez, em luta que terminou com decisão dividida dos juízes.
No entanto, a chinesa se recuperaria na sua batalha seguinte. Ela venceu Mackenzie Dern por decisão majoritária dos juízes e, em seguida, bateu a brasileira Jéssica Andrade. Isso credenciou Yan Xiaonan a disputar o cinturão de sua categoria.
Essa luta não poderia acontecer em momento melhor: ela aconteceu no UFC 300, evento marcante da organização. Além disso, Xiaonan disputou o cinturão contra outra chinesa, Zhang Weili. Essa foi a primeira luta por cinturão na história do UFC disputada por duas chinesas. Depois de uma intensa batalha de cinco rounds, Weili manteve seu cinturão, vencendo por decisão unânime dos juízes.
Os recordes de Yan Xiaonan
Yan Xiaonan possui um grande recorde no MMA. São 22 lutas, com 17 vitórias, quatro derrotas e um no contest. No UFC, são oito vitórias e apenas três derrotas, com apenas uma delas sendo por nocaute. Nas 17 vitórias de sua carreira, nove foram por decisão e oito por nocaute.