Por mais que seja um país com cerca de quatro milhões, a Geórgia tem produzido vários lutadores de MMA bem-sucedidos com o passar dos anos. No caso, iremos comentar sobre um dos que tem feito mais sucesso recentemente: Giga Chikadze. Atual número 10 do mundo no peso-pena, tem uma trajetória de UFC que é bem interessante e que vale a pena ser conhecida por todos. Além disso, seu recorde na modalidade está entre os mais expressivos.
Caso você tenha interesse em entender melhor sobre esses temas, leia o texto a seguir. Vamos explorá-los mais profundamente e também ver como Chikadze iniciou no mundo da luta.
O começo de Giga Chikadze no MMA
Giga Chikadze nasceu em 1988 na cidade de Tbilisi, atual território da Geórgia.
Começou no mundo da luta desde pequeno, praticando karatê quando tinha apenas quatro anos de idade. Dessa forma, as suas inspirações na época eram os astros de cinema Bruce Lee e Jet Li.
A partir daí, mudou seu foco para Kickboxing e desenvolveu uma maior aptidão para artes marciais no geral. Isso alavancou sua trajetória dentro do MMA. Aliás, não foi somente a arte em si que mudou, mas as inspirações também. Chikadze diz que a sua principal referência na modalidade passou a ser Royce Gracie, brasileiro ex-lutador do UFC.
A sua estreia em torneios aconteceu em 2015, quando perdeu para Gil Guardado no World Series of Fighting 26. Um dos poucos reveses que teria na carreira até hoje.
Sua carreira no Ultimate Fighting Championship
Já o começo de Giga Chikadze no UFC foi em 2018. Na ocasião, participou do Dana White’s Contender Series 10 contra o adversário Austin Springer. Também acabou saindo derrotado.
Todavia, seria a partir de seu próximo duelo contra CJ Barnes, em 2019, que Giga começaria uma sequência de sete vitórias seguidas dentro da organização. Um feito que poucos conseguem atingir.
Nesse período, ganhou três vezes seguidas o prêmio de Performance da Noite. Isso ocorreu quando venceu Jamey Simmons, Cub Swanson e Edson Barboza em sequência. Todas as vitórias foram por nocaute, sendo duas delas no primeiro round.
Depois disso, acabou perdendo por decisão unânime para Calvin Kattar. Se recuperou na luta seguinte, quando bateu Alex Caceres.
Nos últimos três anos, Chikadze lutou apenas três vezes. Isso aconteceu por conta de lesões que o lutador acabou sofrendo no período. Isso tem atrapalhado seu crescimento dentro da organização e, hoje com 35 anos de idade, será difícil para ele conseguir se tornar campeão, sobretudo em uma divisão lotada de talentos jovens.
Recordes de Giga Chikadze até agora
Ao todo, o georgiano tem 18 lutas no seu cartel de MMA até então. Dessas 18, venceu nada menos que 15 e perdeu apenas três. Já no UFC, são nove confrontos realizados e oito vitórias. Em sua carreira, conseguiu vencer a maioria de suas lutas por nocaute. De 15 vitórias, nove delas vieram dessa forma. Uma acabou sendo por finalização e outras cinco por decisão.
Seu próximo confronto será contra Arnold Allen em 27 de j,ulho no UFC 304: Edwards vs Muhammad 2.