Início » Lutas » UFC » Shavkat Rakhmonov: veja a trajetória e estatísticas do lutador de UFC

Shavkat Rakhmonov: veja a trajetória e estatísticas do lutador de UFC

Publicado em:

Última atualização:

Shavkat Rakhmonov é um dos principais lutadores do UFC atualmente, que veio de Shurchi, no Uzbequistão. Aém de ser ex-campeão meio-médio do M-1 Global, conta com vários outros feitos em sua carreira no ringue. Continue lendo e descubra mais sobre a trajetória completa do lutador e suas estatísticas até o momento.

Qual foi a trajetória de Shavkat Rakhmonov?

Shavkat nasceu no Uzbequistão, filho de nativos. Seu pai é da tribo Altynbay, e sua mãe, da tribo Konyrat. Ele pertence ao clã Altynbai da tribo Alimuly do Junior Zhuz. Aos 16 anos, ele se mudou do local. A família enfrentava dificuldades e, em seu primeiro trabalho, acabou sendo carregador de caminhões e armazéns para ajudar. 

Ao mesmo tempo, ele começou a frequentar clubes esportivos locais e a treinar em sambô de combate. Sendo assim, esse foi seu primeiro contato com a luta. Com 19 anos, ele começou a estudar educação física na Universidade Estadual de Kokshetau. Através disso, ele conseguiu as primeiras lutas de sua carreira.

Como amador, Rakhmonov venceu os títulos mundiais e asiáticos da WMMAA. Sua carreira profissional começou apenas em outubro de 2014 com uma vitória por triângulo no primeiro round contra Adam Tsurov no M-1 Challenge 52. 

Ele lutou principalmente sob a bandeira do M-1, mas também competiu na Federação de Artes Marciais Mistas do Cazaquistão (KZMMAF). Rakhmonov conquistou o cinturão meio-médio do KZMMAF ao derrotar Faridun Odilov por nocaute no terceiro round. Após isso, ele se tornou campeão mundial de MMA amador pela WMMAA aos 18 anos.

M-1 Global

Rakhmonov defendeu seu cinturão no Battle of Nomads 11 contra Rinat Sayakbaev em dezembro de 2018 e voltou ao M-1 no início do ano seguinte. Ele conquistou o título de meio-médio do M-1 Challenge 101 ao derrotar Daniil Prikaza por nocaute no segundo round.

Começo no UFC

O lutador apenas começou no UFC no ano de 2020. Sua primeira luta estava marcada para março daquele ano. Porém, foi cancelada devido à pandemia de COVID-19. Ele estreou em outubro de 2020 contra Alex Oliveira, vencendo por finalização no primeiro round.

Desde então, Rakhmonov venceu várias lutas, incluindo vitórias notáveis contra Michel Prazeres, Carlston Harris, Neil Magny e Geoff Neal. Ele conquistou diversos prêmios de “Performance da Noite” e “Luta da Noite”.

Em sua luta mais recente, Rakhmonov enfrentou Stephen Thompson em dezembro de 2023 no UFC 296. Ele venceu por finalização no segundo round, tornando-se o primeiro a finalizar Thompson por submissão em sua carreira no MMA.

Quais são as estatísticas do lutador até agora?

Shavkat Rakhmonov é um dos lutadores com o recorde mais impressionante do MMA. Ele conta com 18 lutas, nas quais ganhou 18 vezes dentro do ringue. Sendo assim, seu cartel tem 100% de vitórias. Entre elas, venceu com mais finalizações, sendo 56% das suas vitórias. Outros 44% são de nocautes técnicos.

Por conta de sua última luta, ele ultrapassou Movsar Evloev e agora tem o melhor cartel invicto de todo o MMA mundial. Portanto, seu cartel é um dos únicos da organização com 100% de letalidade. Atualmente, o lutador faz parte da divisão dos pesos-meio-médio e não tem nenhuma luta marcada para os próximos meses.