Grigor Dimitrov tem uma carreira já consolidada no tênis, mas acabou conhecido pelo apelido de “Baby Federer”. Isso porque, o tenista possui um estilo de jogo elegante e muito parecido com o de Roger Federer, uma das maiores lendas do esporte. O jogador estava em disputa no Wimbledon, mas sofreu uma lesão em 07 de julho, e agora se recupera. Conheça a sua história!
Carreira de Dimitrov no tênis
Grigor Dimitrov é um tenista búlgaro, de Haskovo, que começou a jogar tênis com apenas três anos. Desde cedo, o jogador foi muito influenciado pelo pai e pela mãe. Pelo lado paterno, havia o fato de que seu genitor era treinador de tênis, enquanto pelo lado materno havia o plus de ter uma professora de educação física e ex-jogadora de vôlei como sua mãe. Dimitrov passou sua adolescência em Paris, na França, na Academia de Ténis do Patrick Mouratoglou.
Com 14 anos, Grigor Dimitrov ganhou seu primeiro troféu de tênis em um torneio europeu para sub-14. Depois, em 2006, conquistou uma taça do Orange Bowl sub-16. Posteriormente, recebeu o prêmio Eddie Herr Estrela em Ascensão Internacional pelo seu desempenho. Ainda em 2007, foi finalista do Orange Bowl sub-18, mas perdeu para Ricardas Berankis, da Lituânia. Ele também disputou uma final de duplas com Vasek Pospisil no US Open, porém foi derrotado por Jonathan Eysseric e Jérôme Inzerillo.
Em 2008, Grigor Dimitrov venceu um dos principais Grand Slams do tênis, o Wimbledon, em cima de Henri Kontinen. Como resultado, ele conquistou uma vaga por wildcard para a categoria principal do mesmo torneio. Posteriormente, venceria também o US Open contra Devin Britton, encerrando sua participação em competições juvenis.
Circuito profissional
Logo que decidiu partir para o tênis profissional, Grigor Dimitrov começou a disputar torneios de todos os tipos. Àquela altura, ele já havia subido 300 posições no ranking da ATP (Association of Tennis Professionals). Falando em competições, o Rosmalen Open marcou a primeira disputa em nível ATP para o tenista, porém ele acabou sendo derrotado por Igor Andreev.
Em 2009, Grigor Dimitrov se manteve na disputa de vários torneios de tênis, mas acabou eliminado cedo em quase todos. Naqueel período, ele jogou o Rotterdam Open, Open 13 de Marselha, Bangkok Open, Aberto da Suécia, Wimbledon, Queen’s Club Championships, Challenger Open Castilla y León, além do Istambul Challenger. Posteriormente, entretanto, ele venceria o ATP Challenger Trophy de duplas ao lado de Teymuraz Gabashvili.
Em 2011, Grigor Dimitrov atingiu sua melhor colocação no ranking do tênis mundial. Ao final da temporada, o tenista havia não só entrado no top 100, bem como se estabelecido na 76ª posição. Depois, já em 2014, Dimitrov venceu três títulos ATP, incluindo o Queen’s Club. Além disso, ele chegou às semifinais de Wimbledon, mas perdeu para Novak Djokovic.
2017
O ano de 2017 marcou o melhor desempenho de Grigor Dimitrov no tênis. Isso porque, logo de cara, ele levou o troféu do Brisbane International para casa. Depois, venceu o ATP 250 de Sofia. No ATP Finals, então, Dimitrov derrotou David Goffin e se sagrou campeão. Além disso, chegou às semifinais do Australian Open, perdendo para Rafael Nadal.
Momento atual de Dimitrov no tênis
Atualmente, Grigor Dimitrov está tentando se reconectar com o tênis. Sem ganhar nenhum título havia sete anos, o tenista derrotou Holger Rune no Brisbane International. Além disso, chegou à final do Miami Open, porém perdeu para Jannik Sinner. Posteriormente, ele chegaria às quartas do Roland Garros, mas uma lesão no abdutor o tirou de combate.
Estilo de jogo
Como dito anteriormente, Grigor Dimitrov é conhecido por seu estilo de jogo elegante, caracterizado por um saque potente. O tenista é capaz de jogar bem em todas as superfícies, além de se movimentar de maneira rápida pela quadra, o que permite que ele tenha um bom ataque e uma boa defesa.