Início » Lutas » UFC » Dominick Reyes: perfil e estatísticas do The Devastator

Dominick Reyes: perfil e estatísticas do The Devastator

Publicado em:

Última atualização:

Faz dez anos desde que Dominick “The Devastador” Reyes estreou profissionalmente no mundo das artes marciais mistas (MMA). De lá para cá, ele já esteve no topo dos meio-pesados, com uma sequência de vitórias que parecia ininterrupta. Mas depois que a primeira derrota veio, parecia que os resultados negativos não iriam mais embora. No entanto, a história do lutador enfim teve um final feliz novamente em seu último confronto no UFC.

Os chutes devastadores de Dominick Reyes foram a origem do apelido do striker que fez sua primeira luta profissional no MMA em 2014. A estreia foi com uma bela vitória por nocaute técnico em cima de Jose Rivas Jr em um evento chamado KOTC: Fisticuffs. Depois desta primeira vitória, o cartel do norte-americano passou seis anos invicto.

Bastaram seis confrontos para que Reyes o Ultimate Fighting Championship (UFC) garantisse um contrato com o striker. Dominick estreou no Ultimate em junho de 2017, enfrentando Joachim Christensen. 

O oponente, no entanto, dificilmente anotou a placa do caminhão que o atropelou. Com apenas 28 segundos de combate, Dominick Reyes deu um golpe certeiro — e o único da luta — que levou Christensen a nocaute. Aliás, uma coisa que marcou a carreira de Dominick Reyes são as vitórias no primeiro round: 11 no total. 

A primeira defesa de cinturão

Após manter a invencibilidade diante de nomes como Jared Cannonier, Ovince Saint Preux e mesmo Chris Weidman — o responsável por tirar o cinturão dos meio-médios do brasileiro Anderson Silva —, Reyes ganhou de Dana White sua primeira oportunidade de disputar o título dos meio-pesados, pertencente a Jon Jones na época.

O combate aconteceu em fevereiro de 2020 e durou todos os cinco rounds e foi bastante equilibrado. Dominick até conseguiu conectar mais golpes que Jones, no entanto, o dono do cinturão demonstrou mais controle da luta. Ao final, os juízes decretaram que o cinturão permanecia com Jon Jones por decisão unânime.

Perder para Jones levou o norte-americano a abrir uma sequência de quatro derrotas sucessivas no UFC. Dominick Reyes, no entanto, voltou a fazer jus ao seu apelido de Devastador em janeiro de 2024, ao enfrentar Dustin Jacoby e finalmente vencer. A vitória foi ao estilo que marcou a carreira de Reyes: por nocaute e ainda no primeiro round. 

Perfil e estatísticas de Dominick Reyes

Dominick Reyes é irmão de outro veterano do UFC: Alex Reyes. Com 34 anos, 1,93 m de altura e 92 quilos, atualmente, Dominick é o número 13 do ranking dos meio-pesados do UFC. Seu cartel é de 13-4-0, ou seja, foram apenas quatro derrotas diante de 13 vitórias do striker. Destas, oito foram por nocaute e duas por finalização — um estrangulamento frontal e um mata-leão. Além disso, 11 foram no primeiro round.

Reyes tem uma taxa de precisão de golpes de cerca de 50%, tendo acertado 420 dos 833 golpes significativos desferidos. Em média, foram 4,87 golpes conectados por minuto em lutas que duraram, em média, 07m50. 

Ao todo, 347 golpes foram dados com o oponente em pé, enquanto 43 foram no clinch e outros 30 no solo. Por fim, a cabeça foi o alvo preferido de Reyes, que acertou 49% de seus socos, chutes e joelhadas nesta região de seus oponentes, seguido por corpo, com 30% e pernas, com 21%.