Anthony Smith é um dos lutadores mais conhecidos no UFC. O veterano, que atua também como comentarista da liga, foi recentemente colocado em polêmicas com Alex Poatan, seu novo rival na divisão. Afirmando que o brasileiro não seria tão letal como nas modalidades inferiores, o lutador paulista não gostou das afirmações e chegou até mesmo a desafiar o Lionheart em uma disputa de 250 mil dólares.
Com os ânimos mais acalmados entre os dois mesmo sem o acontecimento da luta, ambos agora confirmam carinho e respeito um pelo outro e a rivalidade parece ter chegado ao fim. Ainda assim, após os comentários houve muito debate de quem venceria o duelo, já que o esportista tem conhecimento de sobra no torneio, pois atua desde 2008 no MMA.
Quer saber mais sobre a carreira de Anthony Smith? Então acompanhe a leitura do artigo para ver seu perfil, estatísticas e trajetória no UFC do texano.
A carreira de Anthony Smith
Apelidado como “Coração de Leão”, Anthony Smith sempre teve uma trajetória marcada por altos e baixos. Ele chegou a disputar o cinturão da divisão meio-pesado no UFC 235 contra Jon Jones, que, para muitos, é o maior lutador de todos os tempos. Portanto, esse foi um dos pontos mais altos da carreira do atleta. Embora muito comentado, Bones não teve dificuldades em vencer o duelo e manter seu título, ganhando por decisão unânime.
Em sua jornada profissional, Anthony Smith estreou na UFC em 2013, mas com derrota para o brasileiro Antônio Braga Neto. O lutador foi finalizado ainda no primeiro round do confronto. Antes de sua entrada na liga, vale destacar que o atleta já tinha em seu cartel estatísticas de 18 vitórias e nove derrotas.
Após essa derrota, somente em 2016 o texano faria seu retorno à liga. Vindo de uma boa sequência de outros campeonatos com sete vitórias consecutivas, ele enfrentou outro esportista brasileiro, Leleco Guimarães. Entretanto, dessa vez o esportista norte-americano venceu por decisão unânime. Seu cartel chegava a 15 vitórias e 11 derrotas na carreira até ali.
Depois de uma derrota para Thiago Marreta no peso-médio, o Lionheart decidiu subir para o meio-pesado e, em 2018, nocauteou o ex-campeão Rashad Evans aos 53 segundos do primeiro round. Um mês depois do duelo, nocauteou o também brasileiro Shogun em 1 minuto e 29 segundos. Além disso, no mesmo ano o lutador finalizou Volkan Oezdemir no terceiro round, tendo a oportunidade de lutar pelo cinturão.
Nas suas estatísticas gerais atuais, são 36 vitórias e 18 derrotas, tendo:
- 18 duelos ganhos no nocaute;
- 12 por finalização;
- três por decisão dos juízes.
Sua última luta foi em maio de 2023, na qual perdeu para Johnny Walker por decisão unânime.
Estilo de luta
Anthony Smith baseia seu estilo de luta em técnicas de Wrestling e Kickboxing. Utilizando chutes e socos, o atleta também gosta de levar seus duelos para o chão, refinando suas técnicas de agarramento, como clinch, arremessos, derrubadas, chaves, pinos e golpes do grappling.