O UFC sempre foi palco de diversas histórias interessantes. Cada lutador possui um passado distinto, alguns até trágicos, que acabou por influenciá-los na hora de entrar no ringue. No caso da lutadora Yana Santos, uma das grandes lutadoras de MMA, ela sempre teve o DNA do esporte no sangue. Isso certamente é um dos motivos para ser tão bem-sucedida dentro da modalidade. Mas afinal, qual o seu recorde de cartel? Quantos cinturões ela ganhou?
Caso você queira saber essas informações de maneira aprofundada, leia o texto a seguir. Vamos mostrar o início de carreira de Yana e os seus números dentro do UFC e das artes marciais no geral.
O início de Yana
Yana Kunitskaya, seu nome original, nasceu em 1989 na cidade de Murmansque, na Rússia.
Como dito antes, nasceu com os genes do esporte no sangue, seu pai era esquiador e sua mãe uma ginasta. Dessa forma, desde pequena se interessou por modalidades esportivas.
A primeira arte marcial que começou a praticar foi karatê, quando tinha 15 anos, em um clube de MMA local. Algo que fez ela entrar em definitivo no mundo das lutas. Não à toa, após um certo tempo, ela já estava competindo como amadora em áreas ao redor de Chelyabinsk, outro distrito russo, e ganhando diversos duelos.
Dessa forma, sua estreia no mundo profissional do MMA veio em 2009. O seu primeiro confronto foi contra a polonesa Magdalena Jarecka, e Yana acabou ganhando o confronto por nocaute técnico. O duelo foi válido pelo K-1 World Grand Prix, um dos torneios que ela participaria antes da sua entrada no UFC, junto com o Invicta FC, o Baltic Arena, e outros mais.
Começo no UFC
O convite de Yana Santos para participar do Ultimate Fighting Championship veio apenas vários anos depois, mais especificamente em 2018. Nessa altura já tinha colecionado um belo cartel no MMA e pretendia expandir seu currículo no evento de Dana White.
Todavia, o seu início não seria o dos mais positivos. A lutadora russa enfrentou de cara a brasileira Cristiane Justino, Cris Cyborg, na sua estreia e perdeu o duelo, além de deixar escapar das mãos o cinturão de peso-pena da modalidade.
Isso acabaria por ser um prelúdio de sua trajetória no UFC até então. Embora Yana esteja longe de ser uma lutadora ruim, enfrentou, muitas das vezes, oponentes bem complicadas e alguns dos principais nomes desse mundo. Algo que, como será possível observar, influenciou de forma negativa o seu recorde.
Recordes de Yana Santos e gravidez
Ao todo, Yana Santos possui um recorde de 14 vitórias e 8 derrotas desde sua estreia no MMA. Já no UFC em específico, ela apenas venceu 4 dos seus 9 duelos até o momento
Além disso, vale destacar que ela foi derrotada nos últimos três confrontos que teve. Um dos duelos, por sinal, era contra a americana Holly Holm, referência no esporte.
A luta contra Holm seria a primeira vez que Yana voltaria aos octógonos depois de dois anos, um outro motivo que explica sua má-fase. Ela engravidou do brasileiro Thiago Marreta e acabou por ficar esse período fora para cuidar da sua família.