Quando falamos em ídolos do UFC, Sean Strickland é um dos principais exemplos. Em setembro de 2023, o americano bateu Israel Adesanya e conquistou pela primeira vez o cinturão dos médios.
O reinado durou menos de um ano, já que o atleta perdeu o título para Dricus Du Plessis por decisão dividida. Agora, Sean Strickland busca retomar a coroa no UFC e, assim, manter vivo o legado nas artes marciais.
Sean é o líder dos médios. Por outro lado, o americano ocupa a 14ª posição no ranking peso por peso do UFC, classificação geral que determina os atuais melhores do mundo.
Trajetória de Sean Strickland até o UFC
De fato, não foi fácil para o americano de 33 anos chegar até o topo. Nascido em Anaheim, na Califórnia, Sean começou a treinar aos 14 anos. O atleta relatou para a página oficial do UFC que se conectou com as artes marciais mistas após encontrar uma maneira de extravasar toda a sua raiva. Além disso, era o único esporte do qual ele não foi expulso.
Durante a infância, Sean conviveu com o pai alcoólatra, que atirava garrafas de cerveja vazias contra ele. Em entrevista ao jornal inglês The Sun, o lutador disse que entrou para grupos relacionados à supremacia branca e neonazismo por influência do avô, de quem relembra com desprezo. Expulso da escola, o garoto não tinha perspectivas na vida até encontrar o esporte.
Sean relembra que, ao entrar em uma academia pela primeira vez, toda a raiva sumiu. Tornou-se, assim, lutador profissional aos 16 anos e passou a participar de campeonatos. Foi apelidado “Tarzan” pelos amigos devido ao seu cabelo longo e a personalidade.
Posteriormente, em 2014, o lutador assinou com o Ultimate Fighting Championship, a principal organização de artes marciais mistas. Sean deu a volta por cima e se tornou um dos maiores nomes do mundo da luta.
Além do cinturão dos médios no UFC, o atleta também conquistou durante a carreira o título no King of the Cage (torneio de MMA) e a faixa marrom em jiu-jitsu. Hoje, o patrimônio líquido do esportista é de cerca de US$ 2 milhões, segundo o The Sun.
Conquista do cinturão médio
Nove anos após assinar o seu primeiro contrato, Sean Strickland finalmente se qualificou para brigar pelo cinturão do UFC. O atual campeão médio na época, Israel Adesanya, estava pronto para defender o cinturão logo após vencer a revanche contra Alex Poatan.
Os dois lutadores se encontraram no octógono em 09 de setembro de 2023, em Sydney, na Austrália. Sean foi superior durante toda a luta, com golpes certeiros e controle sobre o adversário. Israel apostou em chutes e golpes de direita. Após cinco rounds, a vitória do americano em cima do nigeriano foi declarada por decisão unânime. No total, foram 137 golpes de Sean contra 94 de Israel.
Sean Strickland voltou ao octógono do UFC para defender o cinturão dos médios contra Dricus Du Plessis. Provocações nas redes sociais e em entrevistas antecederam a luta entre o experiente e o novato.
No main event do UFC 297 em Toronto, no Canadá, os dois se enfrentaram. O duelo foi equilibrado, com 183 golpes de Sean e 140 por Dricus. Surpreendente, o sul-africano levou a melhor em decisão dividida (47-48, 48-47 e 48-47) e deixou de ser zebra para se tornar o campeão dos médios na organização.
Com certeza, retomar o cinturão é o item número um na lista de prioridades de Sean.
Estatísticas do lutador
O cartel de Sean Strickland tem 35 lutas, mas somente 22 aconteceram no Ultimate Fighting Championship. São 29 vitórias e seis derrotas, sendo que, destas, 11 vitórias foram por nocaute, quatro por finalização e nove no primeiro round.
Em 22 de março de 2008, o atleta bateu Tyler Pottett por finalização no KOTC Underground, naquela que ficou registrada como a primeira luta profissional da sua carreira, de acordo com o portal de estatísticas esportivas Sherdog. Ali, no pequeno evento de artes marciais mistas, nascia a nova lenda do esporte.
Ademais, no UFC, Sean estreou com vitória por submissão sobre o compatriota Bubba McDaniel, em 15 de março de 2014, em um round com duração de quatro minutos e 33 segundos.
Sean Strickland estreou no UFC como peso-médio, mas o lutador também disputou como leve e meio-médio.
Todas as lutas de Sean Strickland no UFC
- VITÓRIA – McDaniel x Strickland – 15/03/14 (peso-médio);
- VITÓRIA – Barnatt x Strickland – 31/05/14 (peso-médio);
- DERROTA – Ponzinibbio x Strickland – 22/02/15 (peso meio-médio);
- VITÓRIA – Araújo x Strickland – 15/07/15 (peso meio-médio);
- VITÓRIA – Garcia x Strickland – 21/02/16 (peso meio-médio);
- VITÓRIA – Strickland x Breese – 04/06/16 (peso meio-médio);
- DERROTA – Usman x Strickland – 08/04/17 (peso meio-médio);
- VITÓRIA – McGee x Strickland – 11/11/17 (peso meio-médio);
- DERROTA – Dos Santos x Strickland – 12/05/18 (peso meio-médio);
- VITÓRIA – Taleb x Strickland – 21/10/18 (peso meio-médio);
- VITÓRIA – Strickland x Marshman – 31/10/18 (peso-médio);
- VITÓRIA – Allen x Strickland – 14/11/20 (peso-leve);
- VITÓRIA – Strickland x Jotko – 01/05/21 (peso-médio);
- VITÓRIA – Hall x Strickland – 31/07/21 (peso-médio);
- VITÓRIA – Hermansson x Strickland – 05/02/22 (peso-médio);
- DERROTA – Strickland x Pereira – 02/07/22 (peso-médio);
- DERROTA – Cannonier x Strickland – 17/12/22 (peso-médio);
- VITÓRIA – Strickland x Imavov – 14/01/23 (peso meio-pesado);
- VITÓRIA – Strickland x Magomedov – 01/07/23 (peso-médio);
- VITÓRIA – Adesanya x Strickland – 09/09/23 (peso-médio);
- DERROTA – Strickland x Du Plessis – 21/01/24 (peso-médio);
- VITÓRIA – Strickland x Costa – 07/06/24 (peso-médio).