O UFC é palco para diferentes tipos de personalidades e culturas. Da mesma maneira que outros esportes, o MMA possibilita que tenhamos atletas vindos de diversas partes do mundo, com histórias bem distintas e interessantes. No caso, Khamzat Chimaev é um dos nomes mais intrigantes que já entraram dentro de um octógono. O lutador, por sinal, hoje é referência na categoria dos médios e já marcou a sua história dentro da modalidade.
Veja o texto a seguir para descobrir sua trajetória de vida e a forma como entrou no mundo do MMA.
Biografia de Khamzat Chimaev
Khamzat Khizarovich Chimaev nasceu na Chechênia em 1994, em meio a um período de guerra.
Nesse ínterim, teve uma vida bastante sofrível. Acabou por perder diversos parentes e amigos quando pequeno. Inclusive, já sofreu vários tipos de discriminação por conta de sua etnia.
Dessa forma, morando em uma vila chamada Gvardeyskoye, recorreu ao mundo da luta como solução e começou a praticar artes marciais com apenas cinco anos. Sendo muito bem-sucedido desde cedo. O atleta chegou, inclusive, a conquistar um Campeonato Nacional da Rússia quando era júnior.
Além disso, vale destacar que, em 2013, Khamzat Chimaev se mudou para a Suécia com seu irmão e mãe. Todavia, desde 2023, segundo o empresário do lutador, ele adquiriu cidadania dos Emirados Árabes.
Entrada no MMA e UFC
A primeira luta de Chimaev no MMA aconteceu em 2018. O atleta enfrentou o noruguês Gard Olve Sagen no torneio International Ring Fight Arena 14 e acabou vencendo. Dois anos depois, em 2020, conseguiria a grande oportunidade da carreira: entrar no UFC. Na ocasião, também venceu, dessa vez seu oponente, o galês John Phillips.
A partir daí virou presença fixa no torneio organizado por Dana White e passou a ter destaque na sua categoria. Somado a isso, possui um estilo de luta que é bastante variado, que vai desde Jiu-Jitsu, no qual é faixa marrom, até táticas de wrestling. Não à toa, é um especialista em finalizações.
Sendo assim, Khamzat Chimaev é um adversário perigoso para qualquer um, pois pode causar problemas para seus adversários tanto no chão quanto na luta em pé.
Os recordes de Khamzat Chimaev
Em um cartel que conta com 13 lutas até então, Chimaev venceu todas. Com isso, está invicto no UFC, em que disputou, por enquanto, sete lutas.
A última sequência de três triunfos merece destaque. Ele bateu o brasileiro Gilbert Burns por decisão unânime em abril de 2022, em luta na qual ganhou o prêmio de Luta da Noite e, posteriormente, de Luta do Ano.
Depois, Khamzat enfrentou Kevin Holland, em setembro do mesmo ano. Conseguiu uma vitória por finalização no primeiro round. Por fim, seu último combate ocorreu em outubro de 2023. Na ocasião, era esperado que Khamzat Chimaev enfrentasse o brasileiro Paulo Borrachinha.
No entanto, uma cirurgia fez com que Borrachinha tivesse que sair da luta. Sendo assim, Kamaru Usman topou enfrentar Chimaev, mesmo sendo avisado com poucos dias de antecedência do duelo. Khamzat conseguiu a vitória por decisão majoritária dos juízes.