Início » Lutas » UFC » UFC: histórico e estatísticas de Brendan “All In” Allen no MMA

UFC: histórico e estatísticas de Brendan “All In” Allen no MMA

Publicado em:

Última atualização:

Nascido nos Estados Unidos, mas apaixonado pelo jiu-jitsu brasileiro, Brendan Allen é atualmente o sétimo do ranking dos pesos-médios do UFC, o Ultimate Fighting Championship. Ainda adolescente, o lutador ganhou seu apelido, “All in”, que em tradução livre significa algo como “vai com tudo”. 

E ele foi com tudo mesmo. Assim, conquistou um cartel de 24-5-0, ou seja, 24 vitórias e apenas cinco derrotas em sua carreira como profissional, sem nenhuma luta sem resultado ou terminada em empate. 

Apesar de ter estreado no UFC em 2019, a história de Brendan no mundo da luta começa bem antes, quando ele tinha apenas 13 anos. Após assistir a uma aula de jiu-jitsu a convite de um amigo do irmão, a paixão foi fulminante. “Me inscrevi naquele dia, e daí em diante foi uma história. A partir do jiu-jitsu, comecei a praticar boxe, striking e wrestling e a misturar tudo isso“, revelou ao site do Ultimate.

Da estreia no MMA profissional ao UFC

Em 2015, com apenas 20 anos, Brendan Allen novamente provou seu apelido de All In, e passou a lutar MMA profissionalmente. Suas duas primeiras lutas foram no evento chamado World Fighting Championship, o WFC. E o norte-americano venceu as duas por nocaute no primeiro round. 

Em 2017, Allen passou a disputar o Legacy Fighting Alliance (LFA), onde também estreou com vitória após dar um soco certeiro que levou Jon Kirk à lona no LFA 3: Giles vs. Spann — e, novamente, no primeiro round. Pouco tempo depois, ele disputou seu primeiro cinturão, mas perdeu para o campeão do LFA Eryk Anders por decisão dos juízes.

No LFA 32, Brendan Allen disputou novamente o título, agora com o novo dono Anthony Hernandez, e, mais uma vez, saiu derrotado. Até que no LFA 50, em sua terceira briga pelo cinturão, o All In conquistou finalmente o sonhado título ao derrotar Tim Hilley com um mata-leão. Em seguida, ele defendeu o cinturão contra Moses Murrietta, mas se manteve no posto. 

Em 2019, Allen participou do Contender Series e, após impressionar Dana White com sua vitória em cima de Aaron Jeffery por submissão, ganhou seu contrato com o UFC. Assim, em outubro do mesmo ano, Brendan Allen fez sua primeira luta oficial pelo Ultimate, estreando com vitória em cima de Kevin Holland.

Números de Brendan Allen

Com 1,88 m de altura e 84 quilos, Brendan Allen tem 28 anos e treina na equipe Kill Cliff FC. Seu cartel é de 24 vitórias, cinco derrotas e nenhuma luta sem resultado. Ao todo, o norte-americano registrou 14 vitórias por finalização e cinco por nocaute, e tem uma sequência máxima de sete lutas ganhas sucessivamente. 

Dos 1.085 golpes desferidos, entre socos e joelhadas, Allen conectou 582. Ou seja, sua taxa de precisão é de 54%, com uma média de 3,98 golpes conectados — que acertaram o oponente — por minuto. Já das 36 tentativas de queda, o norte-americano acertou apenas duas.

A maioria dos golpes de Allen em seu oponente foram desferidos em pé: 446 ao todo. A região do adversário mais atingida foi justamente a cabeça, com 363 golpes, contra 137 no corpo e mais 82 que acertaram as pernas.