Início » Lutas » UFC » Jack Hermansson no UFC: trajetória e principais conquistas do peso médio

Jack Hermansson no UFC: trajetória e principais conquistas do peso médio

Publicado em:

Última atualização:

Jack Hermansson, conhecido como ‘The Joker’, é um lutador profissional de MMA sueco-norueguês, que compete na divisão dos pesos-médios no UFC. Além disso, também teve boas passagens no Cage Warriors e no Warrior Fight Series. Em ambas as organizações, o atleta conseguiu se tornar campeão de sua categoria. Atualmente, ocupa a nona posição no ranking dos médios no UFC

O atleta nasceu e cresceu em Uddevalla, na Suécia, em 10 de junho de 1988, e possui seis irmãos. Sua paixão pela luta se iniciou quando ele ainda era jovem, especialmente pelo wrestling greco-romano em 1997, quando tinha nove anos de idade. Mais tarde, depois de treinar um pouco de Muay Thai e outras disciplinas, ele decidiu fazer a transição para o MMA.

Com o início de sua carreira profissional em 2010, Jack chegou a um recorde de cinco vitórias e nenhuma derrota. Nesse período, todas as vitórias foram por nocaute ou submissão. Ele ganhou o título do East Coast Fight Factory por nocaute e conquistou duas vitórias no Cage Warriors.

Em 2012, assinou com o Bellator MMA, onde perdeu suas duas lutas. Retornando à Europa, Hermansson lutou novamente no Cage Warriors, vencendo quatro lutas e se tornando campeão ao derrotar Norman Paraisy. Defendeu seu título contra Deyan Topalski antes de o Cage Warriors ficar inativo em 2015. Hermansson então se tornou campeão do Warrior Fight Series ao vencer Karlos Vemola. Em 2016, após a volta do Cage Warriors, Hermansson defendeu seu título contra Alan Carlos. Ele também venceu Ireneusz Cholewa pelo Venator FC.

História de Jack Hermansson no UFC

Jack Hermansson assinou com o UFC em 2016, estreando com uma vitória por decisão unânime sobre Scott Askham. No entanto, na luta seguinte perdeu para Cezar Ferreira por submissão. Depois disso, em 2017, venceu Alex Nicholson e Brad Scott por nocaute técnico no primeiro round, mas voltou a perder, dessa vez para Thiago Santos por nocaute técnico

Passando para 2018, apesar de uma lesão nas costelas, venceu Thales Leites por nocaute técnico e finalizou Gerald Meerschaert com um estrangulamento guilhotina.

Já em 2019, Hermansson finalizou David Branch e venceu Ronaldo Souza por decisão unânime, ganhando o prêmio de Performance da Noite. No entanto, perdeu para Jared Cannonier por nocaute técnico. 

Em 2020, venceu Kelvin Gastelum por submissão, mas perdeu para Marvin Vettori por decisão unânime, ganhando o prêmio de Luta da Noite. Em 2021, venceu Edmen Shahbazyan por decisão unânime.

Por fim, em 2022, Hermansson perdeu para Sean Strickland por decisão dividida, venceu Chris Curtis por decisão unânime, mas perdeu para Roman Dolidze por nocaute técnico. Em 2023, estava programado para enfrentar Brendan Allen, mas se retirou devido a uma lesão. Hermansson venceu Joe Pyfer por decisão unânime em fevereiro de 2024, em uma luta na qual conseguiu se recuperar depois de um início fraco.

Principais conquistas 

Entre suas conquistas no UFC, Jack Hermansson recebeu o prêmio de Luta da Noite contra Marvin Vettori e o prêmio de Performance da Noite ao enfrentar David Branch.

Além disso, detém o recorde de mais golpes significativos no corpo em uma luta de peso-médio do UFC (64) contra Sean Strickland e o maior número de golpes totais tentados em uma luta de peso-médio (496) contra Ronaldo Souza.