Início » Lutas » UFC » Joaquin Buckley no UFC: tudo sobre o lutador de Pedo Meio-Médio

Joaquin Buckley no UFC: tudo sobre o lutador de Pedo Meio-Médio

Publicado em:

Última atualização:

Competindo na divisão dos meio-médios no UFC, Joaquin Buckley atua profissionalmente desde 2014 e, em sua carreira, também já competiu anteriormente pelo Bellator MMA e pelo Legacy Fighting Allience. Atualmente, o lutador ocupa a 11ª posição no ranking peso meio-médio do UFC. 

O atleta nasceu e cresceu em St Louis, Missouri, e viveu grande parte de sua juventude com sua mãe e sua avó. Contudo, sua mãe veio a falecer quando ainda estava na sexta série em decorrência de uma condição cardíaca. Depois disso, ele começou a praticar wrestling pela Marquette High School, e eventualmente desenvolveu interesse pelas artes marciais mistas (MMA) após se formar.

Depois disso, deu início em sua carreira como lutador profissional em 2014, e acumulou um recorde de dez vitórias e duas derrotas lutando pelo Shamrock FC, Bellator MMA e Legacy Fighting Allience. Após duas vitórias consecutivas por nocaute técnico na LFA, finalmente foi contratado pelo UFC.

Trajetória de Joaquin Buckley no UFC

Joaquin Buckley estreou no UFC em 2020, contra Kevin Holland, mas perdeu por nocaute técnico no terceiro round. Ainda em 2020, enfrentou Impa Kasanganay e venceu com um chute giratório, o que lhe rendeu o bônus de Performance da Noite. Além disso, seu golpe viralizou na internet. Buckley também venceu Jordan Wright em novembro por nocaute no segundo round, ganhando outro bônus de Performance da Noite.

Depois disso, em 2021, Buckley enfrentou Alessio Di Chirico e perdeu por nocaute com um chute na cabeça. Mais tarde, venceu Antônio Arroyo por nocaute no terceiro round, novamente recebendo o bônus de Performance da Noite.

Em 2022, Buckley venceu Abdul Razak Alhassan por decisão dividida e derrotou Albert Duraev por nocaute técnico após o médico interromper a luta devido ao inchaço no olho de Duraev, ganhando seu quarto bônus de Performance da Noite. No entanto, perdeu para Nassourdine Imavov por decisão unânime e para Chris Curtis por nocaute técnico no segundo round.

Em 2023, Buckley venceu André Fialho por nocaute técnico no segundo round e Alex Morono por decisão unânime.

Por fim, em 2024 Buckley substituiu Sean Brady e venceu Vicente Luque por nocaute técnico no segundo round. Mais tarde, venceu Nursulton Ruziboev por decisão unânime. Sendo assim, engatou uma boa sequência de quatro vitórias no UFC e conseguiu um lugar no ranking da categoria.

Principais conquistas 

Entre as conquistas de Joaquin Buckley, o astro recebeu quatro vezes o bônus de Performance da Noite em suas lutas contra Impa Kasanganay, Jordan Wright, Albert Duraev e Antônio Arroyo. Do mesmo modo, também ganhou o Prêmio de Performance do Ano escolhido pelo presidente do UFC e o Nocaute do Ano pelo UFC.com e UFC Honors, todos por sua luta contra Kasanganay.

Além disso, Buckley foi reconhecido pelo MMAjunkie.com como o autor do Nocaute do Mês de outubro de 2020 e do Nocaute do Ano, também pelo seu golpe em Kasanganay. Diversos outros veículos de mídia, incluindo MMA Fighting, Bleacher Report, MMA Mania, CombatPress.com, Cageside Press, BT Sport, Sherdog e MMA Weekly também elegeram este nocaute como o melhor do ano de 2020. 

Para completar, ele recebeu o prêmio de Nocaute do Ano de 2021 no World MMA Awards, novamente pela sua performance contra Impa Kasanganay.