Atual peso-pena no UFC, Aljamain Sterling já foi campeão do peso-galo, e fez história sendo o primeiro de toda a competição a conquistar um título por meio de uma desqualificação.
Além disso, o lutador também competiu no Cage Fury Fighting Championship, competição em que foi campeão peso-galo da organização. Atualmente, é o oitavo no ranking peso-pena do UFC e o 15º no ranking peso-por-peso.
Sterling nasceu em 1989 em Uniondale, Nova York, e é filho de imigrantes jamaicanos. Para evitar o envolvimento em gangues, começou a lutar na Uniondale High School em 2004. Após estudar no Morrisville State College e na Universidade de Cortland, onde se destacou no wrestling com um recorde de 87-27, Sterling foi introduzido ao MMA por Jon Jones.
Depois disso, sua carreira profissional deu o pontapé inicial em 2009 depois de acumular um recorde amador de seis vitórias e uma derrota. Sterling conquistou títulos no Ring of Combat e no Cage Fury Fighting Championships, defendendo este último com três vitórias por finalização.
Trajetória de Aljamain Sterling no UFC
Aljamain Sterling entrou no UFC em 2014, quando venceu Cody Gibson em sua estreia por decisão unânime. Em seguida, finalizou Hugo Viana no terceiro round.
Em 2015, derrotou Takeya Mizugaki por finalização e Johnny Eduardo por finalização no segundo round. No entanto, sofreu sua primeira derrota por decisão dividida contra Bryan Caraway em 2016.
Depois disso, em 2017, venceu Augusto Mendes e Renan Barão por decisão unânime, mas perdeu por nocaute para Marlon Moraes. Em 2018, derrotou Brett Johns por decisão unânime e finalizou Cody Stamann no segundo round.
Um tempo depois, em 2019, conseguiu vitórias por decisão unânime sobre Jimmie Rivera e Pedro Munhoz. Já em 2020, finalizou Cory Sandhagen no primeiro round, garantindo a Performance da Noite.
Dessa forma, ganhou a oportunidade de lutar pelo cinturão. Sendo assim, em março de 2021 ele enfrentou Petr Yan, então campeão peso-galo. Sterling venceu Petr Yan por meio de desqualificação, depois do russo aplicar um golpe ilegal. A revanche veio em abril de 2022, e terminou com vitória de Sterling novamente. Porém, dessa vez por decisão dividida.
Em outubro do mesmo ano, nocauteou T.J. Dillashaw no segundo round para manter o título. Em maio de 2023, derrotou Henry Cejudo por decisão dividida. No entanto, perdeu o título em agosto de 2023 para Sean O’Malley por nocaute técnico no segundo round.
Sterling então subiu para a divisão peso-pena e enfrentou Calvin Kattar em abril de 2024, vencendo por decisão unânime. Após o combate, Sterling admitiu que consideraria a aposentadoria em caso de derrota.
Conquistas
Além de ter sido Campeão do peso-galo do UFC, Aljamain Sterling também teve três defesas de título bem-sucedidas — a maior sequência de defesas de título consecutivas na história do peso-galo do UFC —, recebeu uma vez o prêmio de Performance da Noite, além de deter o maior número de vitórias na história do peso-galo do UFC.
Por fim, também tem o maior tempo de controle na história do peso-galo (1:08:36), além do segundo maior número de golpes significativos conectados na história da categoria e o segundo maior número de vitórias por decisão.