Colby Covington é um dos lutadores mais polarizantes do UFC. Ele tem uma personalidade fora dos octógonos que acaba sendo muito criticada por uns, e admirada por outros. Apesar disso, o lutador da categoria meio-médio da maior organização de MMA do mundo tem uma carreira de respeito no esporte. Ele já bateu grandes nomes no UFC e chegou até mesmo a ser campeão interino.
Leia o texto a seguir para saber mais sobre o lutador e o seu trajeto no MMA. Além disso, confira qual é o recorde pessoal que Covington possui na carreira.
A biografia de Colby Covington e seu começo no MMA
Colby Covington nasceu em 1988 na cidade de Clóvis, localizada no Estado da Califórnia. Quando criança e completou 8 anos, se mudou para Oregon. Seu pai, aliás, era lutador de wrestling do Instituto de Tecnologia de Oregon e, com isso, fez com que Covington tivesse o DNA da luta desde a infância.
O lutador começou realmente a praticar artes marciais durante seu período no Ensino Médio, na Thurston High School. A partir disso, se inscreveu para o College e fez bastante sucesso durante seu período na Oregon State University. Inclusive, chegou a ser campeão duas vezes da Conferência Pac-10.
Uma curiosidade que também vale a pena mencionar nessa época é que, antes de entrar em Oregon, Colby Covington fez parte da Iowa Central Community College. Lá, foi colega de quarto de ninguém menos que Jon Jones.
Já em 2012, teve início em definitivo sua carreira no MMA. O atleta enfrentou Chris Ensley no Midtown Productions 3 e venceu o duelo por nocaute. Posteriormente, participou ainda de eventos como Fight Time, CFA e AFC antes de entrar em definitivo na organização de melhores lutadores marciais do planeta.
A carreira do lutador no UFC
No Ultimate Fighting Championship, Colby Covington teve a sua primeira luta em 2014, ao derrotar o chinês Wang Anying. Na ocasião, ele conseguiu o triunfo por nocaute técnico ainda no primeiro round.
Ele então engatou mais duas vitórias seguidas, até ser derrotado para o brasileiro Warlley Alves. Depois do revés, Colby entrou no que foi a melhor fase de sua carreira.
O americano venceu cinco lutas seguidas. Isso o credenciou a disputar o cinturão interino dos meio-médios. A luta foi contra o brasileiro Rafael dos Anjos. Covington conseguiu a vitória por decisão unânime. Depois ele teria seu cinturão retirado, pois se lesionou e ficaria um tempo afastado.
Depois dessa vitória contra Rafael, em outubro de 2018, Colby não foi mais o mesmo. Ele lutou apenas seis vezes desde então, conseguindo três vitórias e três derrotas.
As vitórias não foram contra adversários impressionantes. Ele bateu Robbie Lawler, Tyron Wodley e Jorge Masvidal. Os três tiveram grandes carreiras no MMA, mas já estavam em decadência quando lutaram contra Colby.
Já as três derrotas foram todas em disputas pelo cinturão. Duas foram para o nigeriano Kamaru Usman, seu grande rival. A última e mais recente foi para Leon Edwards;
Recordes de Colby Covington
Falando em recordes, o lutador disputou 21 confrontos do MMA. Desses 21, ganhou 17 e perdeu somente quatro. Todas as derrotas, aliás, vieram do seu período no UFC.
Ele venceu quatro lutas por nocaute, quatro por finalização e nove por decisão. Quanto as derrotas, uma foi por nocaute, uma por finalização e duas por decisão.