Início » Lutas » UFC » A trajetória de José Aldo no UFC

A trajetória de José Aldo no UFC

Publicado em:

Última atualização:

Após mais de quase dois anos afastados, o retorno de José Aldo no UFC 301 foi marcado por grande vitória contra Jonathan Martinez por pontos. Com um cartel de 32 vitórias e apenas oito derrotas, o ex-campeão mundial peso-pena surpreendeu a todos quando disse que pode sair de sua aposentadoria para a busca do cinturão.

O que seria a luta de despedida do Rei do Rio agora pode ser o início de uma nova saga para o lutador. No duelo contra o norte americano, a torcida chamou bastante pelo brasileiro, que devolveu no ringue com golpes de boxe, chutes e joelhadas. A disputa foi até o terceiro round, quando o Scarface venceu por unanimidade (triplo 30-27) dos juízes contra o Dragão. 

Por isso, muitos procuram saber mais sobre a história e carreira do atleta que pode voltar com tudo na temporada 2024. Quer saber mais sobre a trajetória de José Aldo no UFC? Então acompanhe a leitura do artigo e veja seu perfil, estilo de luta e estatísticas.

A carreira e trajetória de José Aldo no UFC

Considerado por muitos um dos grandes nomes entre os lutadores brasileiros, a carreira de José Aldo no UFC começa em 2010, quando o World Extreme Cagefighting em que o atleta atuava se funde à liga norte-americana. Com isso, todos os lutadores que faziam parte do antigo torneio se transferiram para o Ultimate Fighting. 

Vale destacar que, antes de sua entrada no torneio, o Rei do Rio já havia levantado a taça de peso-pena da WEC ao nocautear Mike Brown em 2009, quando o esportista já vinha de nove vitórias consecutivas. O detalhe essencial a se levar em conta é que todos os duelos terminaram em nocaute. Dessa forma, com a fusão dos eventos, o Scarface se torna o primeiro campeão da UFC na sua modalidade.

Em seus 12 anos de trajetória do José Aldo no UFC, o lutador defendeu o cinturão por sete vezes, contra os lutadores:

  • Mark Hominick; 
  • Chad Mendes (duas vezes); 
  • Erik Koch;
  • Frankie Edgar;  
  • Chan Sung Jung;
  • Ricardo Lamas.

O brasileiro só viria a perder seu título contra o irlandês Conor McGregor, em 2015, numa disputa em que foi nocauteado em 12 segundos do primeiro round.

Depois que o The Notorious subiu de peso, a taça de campeão voltou para José Aldo de forma interina até que o lutador venceu Frankie Edgar pela disputa interina do peso-pena. Entretanto, no ano seguinte o atleta perde novamente o cinturão em disputa contra o havaiano Max Holloway por nocaute técnico.

A aposentadoria de José Aldo no UFC aconteceria em 18 de setembro de 2022, com o Rei do Rio acumulando um cartel de 31 vitórias e oito derrotas aos 36 anos de idade. Scarface só voltaria dois anos depois para a luta contra Jonathan Martinez na edição 301 da liga. 

Futuro na liga

Após vitória contra o norte-americano, a trajetória de José Aldo no UFC pode não ter acabado. Em entrevista pós-luta, o brasileiro chegou a comentar que quer voltar para o octógono mais vezes e voltar a se tornar campeão. Contudo, ainda não se sabe qual será a próxima disputa do Rei do Rio.