Início » Lutas » UFC » Saiba a origem e o recorde do lutador de UFC Vicente Luque

Saiba a origem e o recorde do lutador de UFC Vicente Luque

Publicado em:

Última atualização:

Ganhar destaque dentro do UFC definitivamente não é para todos. A competição que existe dentro de um octógono é algo que quase ninguém consegue suportar. Dessa forma, é preciso admirar, e muito, aqueles que ficam vários anos no ringue e se mantém em um alto nível, como é o caso de Vicente Luque. Luque começou sua trajetória em outros torneios de MMA, mas seu recorde em todos eles é excelente, o que o torna um dos grandes lutadores de peso meio-médio.

Leia o texto a seguir para conhecer a história de Vicente Luque na modalidade. Além disso, confira quais são os seus recordes pessoais no UFC e também no MMA.

A trajetória de Vicente Luque

Vicente Catta Preta Luque nasceu na cidade de Westwood, em 1991, nos Estados Unidos. Com um pai chileno e uma mãe brasileira, optou por representar o Brasil internacionalmente.

O seu primeiro contato com as artes marciais foi logo aos três anos de idade. Vicente acompanhava a mãe em aulas de karatê na academia e, inspirado por ela, passou a praticar a modalidade.

Já aos 15, conheceu o Muay Thai e ficou atraído pela luta. Ela, aliás, o levou a disputar torneios regionais no centro-oeste do Brasil e, posteriormente, a nutrir seu interesse pelo MMA. Dessa forma, também praticou Kickboxing e Jiu-Jitsu posteriormente.

A entrada de Vicente Luque no mundo das artes marciais mistas ocorreu em 2009, com uma vitória sobre André Playboy. Após isso, disputou vários torneios como: Jungle Fight, Demon Fight e Smash Fight. Até que, 6 anos depois, recebeu uma oportunidade única.

Lutas no UFC

À medida que o tempo passava, Vicente Luque passou a chamar cada vez mais atenção no mundo do combate. Isso fez com que, em 2015, o UFC o convidasse para participar do The Ultimate Fighter: American Top Team vs Blackzilians.

No torneio em Las Vegas, acabou perdendo sua primeira luta, mas seria apenas um dos inúmeros duelos que ia realizar pela organização ao longo dos anos. Apelidado de “Silent Assassin” por ser uma pessoa reservada e focada, Luque construiu um enorme cartel e grandes estatísticas na sua carreira por lá.

Os recordes pessoais de Vicente Luque

Desde que entrou na luta profissional, Vicente possui 33 duelos até então. Seu recorde é de 22 vitórias, 10 derrotas e 1 empate.

Já no UFC, Luque tem uma grande trajetória. Ele está na organização desde 2015 e acumula quinze vitórias e seis derrotas por ela. Nesse período, já venceu quatro prêmios de Performance da Noite e outros quatro de Luta da Noite.

Seu momento de maior destaque veio entre outubro de 2017 e agosto de 2019. Isso porque Luque disputou seis lutas nesse meio-tempo, vencendo todas as seis. Além disso, conseguiu quatro nocautes seguidos. A boa fase, no entanto, foi interrompida em luta contra Stephen Thompson, em novembro de 2019, quando perdeu por decisão unânime

Depois, Vicente conseguiu mais uma boa sequência, vencendo quatro lutas. Em abril de 2022 perdeu para Belal Muhammad. Desde então, disputou mais três lutas, perdendo duas. Sua última luta foi contra Joaquin Buckley, e Luque perdeu, em duelo no qual esteve bem apático.