Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » A história do levantamento de peso

A história do levantamento de peso

Publicado em:

Última atualização:

Evidências arqueológicas sugerem que a prática do levantamento de peso era comum na China durante a Dinastia Zhou (10º século a.C. até 256 a.C.). Na época, recrutas militares eram testados através do levantamento de pesos antes de serem aceitos no exército, sendo uma prova de força exigida aos recrutas. 

Além disso, há registros de práticas na Grécia Antiga, com esculturas e relatos históricos que mostram pessoas levantando pedras pesadas como parte de treinamentos militares e competições de força. Assim sendo, a história do levantamento de peso começou antes mesmo de o esporte se tornar uma modalidade padronizada, como a que conhecemos hoje.

Na Idade Média, o levantamento de peso era muito popular em países da Europa. Contudo, foi somente no fim dos anos 1800 que passou a surgir entidades que formalizaram as regras do levantamento de peso na França e na Áustria. Desde então, ficou viável padronizar normas e equipamentos das competições.

Levantamento de peso nos Jogos Olímpicos modernos

O levantamento de peso já estava presente nos primeiros Jogos Olímpicos modernos da história, realizados no ano de 1896 em Atenas, Grécia. Na ocasião, havia duas competições principais disputadas pelos atletas: levantamento com uma mão e levantamento com duas mãos. 

Após ficar de fora dos Jogos Olímpicos nas edições seguintes, o esporte retornou permanentemente em 1920 nos Jogos de Antuérpia, na Bélgica. Desde então, se tornou uma modalidade esportiva sempre presente no programa olímpico.

Inicialmente, as competições incluíam três movimentos: clean and press, snatch e clean and jerk. 

Era de ouro do levantamento de peso olímpico

As décadas de 1970 e 1980 são conhecidas como a era de ouro do levantamento de peso olímpico. Durante esse período, novos recordes aconteciam com uma regularidade impressionante. Os apaixonados por levantamento de peso puderam assistir ao surgimento de lendas como Vasily Alexeev, Naim Süleymanoğlu e Nicu Vlad. 

Os levantadores soviéticos e americanos competiam com todas as forças, não apenas em termos esportivos, mas também como uma extensão das tensões ideológicas da Guerra Fria.

Tipos de movimentos do levantamento de peso

Clean and Press

  • Clean: levanta-se a barra do chão até os ombros em um movimento fluido.
  • Press: a partir dos ombros, a barra é empurrada acima da cabeça até que os braços estejam completamente estendidos.

Snatch

  • Snatch: levanta-se a barra do chão até acima da cabeça em um único movimento contínuo e explosivo, terminando em uma posição de agachamento profundo antes de se levantar.

Clean and Jerk

  • Clean: levanta-se a barra do chão até os ombros.
  • Jerk: a partir dos ombros, a barra é impulsionada acima da cabeça com a ajuda das pernas em dois movimentos distintos.

Por conta da dificuldade de julgamento do movimento clean and press, ele foi removido pelo Comitê Olímpico Internacional, após a Olimpíada de Munique, em 1972. 

Portanto, apenas o snatch e o clean and jerk são movimentos oficiais do levantamento de peso olímpico​ desde então

Mulheres no levantamento de peso

Apesar de o levantamento de peso feminino ter começado a ganhar destaque no início do século XX, apenas nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 a modalidade foi oficialmente incluída. 

Tara Nott, dos Estados Unidos, se tornou a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro olímpica da categoria. Desde então, a presença feminina no esporte cresceu exponencialmente, com várias categorias de peso para mulheres sendo introduzidas nos Jogos Olímpicos​, e não será diferente em Paris 2024.

Mudanças nas categorias de peso e políticas antidoping

Com o passar dos anos, as categorias no levantamento de peso foram alteradas para melhor se ajustar à diversidade dos competidores. 

Por exemplo, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tiveram um reordenamento das categorias de peso, o que estabeleceu novos recordes olímpicos. Para os homens, os pesos variam de 61 kg a +109 kg, enquanto para as mulheres, vão de 49 kg a +87 kg. Essas mudanças visaram manter o esporte atualizado e competitivo para os atletas de elite do mundo todo​.

Além disso, o levantamento de peso teve que enfrentar o doping. Desde a década de 1950, o uso de substâncias para melhorar o desempenho tem sido um problema para o Comitê Olímpico Internacional e para a Federação Internacional de Halterofilismo (IWF). 

Assim sendo, a IWF implementou políticas rigorosas de teste e punição para aqueles que violam as regras antidoping.

Levantamento de peso na Olimpíada de Paris 2024

A Olimpíada de Paris 2024 irá sediar as competições de levantamento de peso de 7 a 11 de agosto. As competições irão ocorrer na South Paris Arena #6, localizada no complexo Paris Expo. 

Os Jogos de Paris terão número igual de eventos para homens e mulheres, com cinco categorias de peso para cada gênero. Além disso, um total de 120 atletas vão participar do levantamento de peso, sendo 60 homens e 60 mulheres​.

Cinco maiores medalhistas em olimpíadas

  • União Soviética/Rússia: 231 medalhas
  • China: 189 medalhas
  • Bulgária: 91 medalhas
  • Estados Unidos: 55 medalhas
  • Alemanha: 40 medalhas